Móveis Rudnick terceiriza impressão com WSI. Foto: divulgação.

A catarinense Rudnick, fabricante de móveis com atuação nacional, tercerizou com a Work Soluções em Impressão (WSI), a impressão em suas linhas de produção, na fábrica da empresa em São Bento do Sul.

O contrato envolveu o aluguel de 22 impressoras Datamax O'Neil M-Class Mark-II, com cutter, que operam em todas as linhas de produção do grupo Rudnick: Convencional (móveis prontos: racks, dormitórios, salas de jantar, etc), Projetados (móveis planejados sob medida) e Institucional (mercado corporativo).

Segundo a Rudnick, os novos equipamentos serviram para otimizar a operação, com ganhos mensuráveis como facilidade no manuseio das etiquetas, menor estoque de etiquetas e economia nos procedimentos.

Além de utilizar o cutter com etiquetas, algumas linhas de produção utilizam o peel off (destacador): na linha de embalagem, por exemplo, as caixas passam na esteira e a etiqueta já sai destacada para fácil colagem e manuseio dos operadores.

Segundo Tiago da Veiga, coordenador de TIC da Rudnick, a padronização de impressão de etiquetas sõ foi possível com a adoção de equipamentos mais inteligentes, com cutter e destacado. Segundo ele, os resultados foram evidentes.

"Para ter uma ideia, na linha de Projetados, dos mais de 270 mil volumes expedidos em 2013, houve falha no momento de expedir em apenas dois; essa eficiência só foi alcançada através do controle criado a partir dessa nova sistemática das etiquetas", avalia.

Para Gilmar Freitas, da WSI, o segredo foi trabalhar a 4 mãos com o cliente. A Rudnick já era cliente da companhia, e o desafio foi adaptar as tecnologias às necessidades de produção da fabricante.

"Numa visita começamos a avaliar como transformar aqueles vários tamanhos de etiquetas num modo contínuo de impressão, mais eficiente e econômico", afirma o executivo.

Com mais de 75 anos de mercado, o Grupo Rudnick conta com cerca de 800 colaboradores, uma sede administrativa, três unidades fabris e um centro de distribuição que, juntos, somam aproximadamente 65 mil metros quadrados de área construída.

A WSI, revendedor Datamax-O’Neil, conta com uma equipe de cerca de 70 colaboradores atuando na comercialização de equipamentos para impressão e realização de serviços gráficos em diversas cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina.