CBSoft vai acontecer no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. Foto: Marco Santos/USP.

A 9ª edição do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) vai acontecer de 17 a 21 de setembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento. Destinada a graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais da indústria, o CBSoft terá um público estimado em cerca de 700 participantes.

O CBSoft terá 5 dias e incluirá em sua programação quatro simpósios tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software, com organização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

As iniciativas são Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES); Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS); Simpósio Brasileiro de Testes de Software Sistemático e Automatizado (SAST) e Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP).

Além disso, o evento também conta com uma série de minicursos, workshops, tutoriais e palestras com convidados brasileiros e estrangeiros, entre outras atividades. 

Um dos destaques da edição é a trilha da indústria, que promoverá discussões sobre as possibilidades de cooperação entre academia, indústria e governo. 

“O principal objetivo da trilha é melhorar as condições de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além de criar uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores de engenharia de software e sistemas de informação estabelecerem uma cooperação com as empresas”, afirma Elisa Nakagawa, professora do ICMC e coordenadora geral do evento.

O congresso é organizado pelo ICMC, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos.