O Hospital Alemão Oswaldo Cruz contratou a Alpar para implementar a plataforma da ServiceNow. Foto: Divulgação.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que atua há mais 120 anos na cidade de São Paulo, contratou a Alpar para implementar a plataforma da ServiceNow, com o objetivo de digitalizar as solicitações e processos de TI. 

O projeto conta com as soluções ServiceNow IT Service Management (ITSM) e ServiceNow IT Operations Management.

“Não estamos falando de informatização e abertura de chamados via HelpDesk. Hoje, se há alguma demanda por parte do médico, enfermaria, manutenção ou recursos humanos, utilizamos o portal online ou o aplicativo do celular, a plataforma é responsável por organizar as demandas”, explica Fábio Gamer, gerente de tecnologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O gerente de tecnologia do Hospital relata as vantagens da automação de alguns processos após 30 dias de operação, como o de redefinição do login de acesso ao sistema hospitalar. 

“Antes, caso o médico ou colaborador tivessem problemas com o acesso, seria necessário entrar em contato com a TI. Hoje, a própria pessoa faz isso pelo smartphone, da mesma maneira que faria caso precisasse alterar ou redefinir a senha de uma rede social”, relata.

A busca pela solução aconteceu como parte de um processo de expansão e transformação que teve início em 2010. No período de sete anos, foram investidos mais de R$ 592 milhões em equipamentos, tecnologias e infraestrutura.

Com o projeto de expansão e modernização do Hospital, a rotina do departamento de tecnologia mudou, trazendo a necessidade de aprimoramento dos processos de controle entre as áreas de negócio e a TI.

“Agora temos todo o controle dos chamados abertos e concluídos e do trabalho da equipe, então conseguimos informar o prazo de atendimento de cada demanda. Quando temos uma interrupção ou queda do serviço, não há duplicação de chamado nesses casos; o colaborador que reportar novamente o incidente verá no portal ou app a mensagem de que a área responsável já está ciente da solicitação”, detalha Gamer.

O Oswaldo Cruz conta com um corpo clínico de 3,9 mil médicos cadastrados ativos, 2.936 colaboradores e 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público, ao fim de 2017.

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina e referência nas áreas de oncologia e doenças digestivas.

A ServiceNow, fundada em 2004, fechou o ano de 2017 com faturamento de US$ 1,9 bilhão, um crescimento de 39% em relação a receita do ano anterior. Entre os clientes da empresa no Brasil estão Azul Linhas Aéreas, Gerdau, O Boticário e Leroy Merlin.