A Unimed Ribeirão Preto adotou a solução Veeam Backup & Replication. Foto: Divulgação.

A Unimed Ribeirão Preto, que gerencia planos de saúde e opera um hospital no interior de São Paulo, adotou a solução Veeam Backup & Replication com apoio da BS4IT.

O departamento de TI da Unimed Ribeirão é dividido entre a operadora de plano de saúde e o hospital, mas os dados de ambas estruturas contavam anteriormente com um backup que demorava 72 horas para ser realizado.

Assim, a Unimed Ribeirão adotou o sistema da Veeam que une backup, recuperação e replicação com um único software

Com a solução, o tempo do backup completo do ambiente da Unimed Ribeirão passou para duas horas, uma redução de cerca de 97%. 

“Entre os softwares que avaliamos, o da Veeam se mostrou como a melhor solução técnica, entregando todos os requisitos que buscávamos: velocidade, facilidade de uso, compressão de dados, leveza na restauração, além do melhor custo”, afirma Fabiano Rezende, gerente de TI da Unimed Ribeirão.

O Veeam Backup & Replication passou a proteger as informações, preservando os dados de saúde dos beneficiários, histórico de otimização da operadora, dados de prontuário eletrônico e outros sistemas usados na administração de uma organização de saúde. 

“Os dados de prontuário eletrônico, por exemplo, preservam e garantem a continuidade do tratamento do paciente no hospital, por isso trazem uma responsabilidade extremamente alta para a TI. Além disso, as operadoras de planos de saúde têm o desafio de cumprir as regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora é responsável pela salvaguarda das informações dos beneficiários, portanto, negligenciar a disponibilidade dos dados também pode trazer problemas regulatórios”, explica

A Unimed Ribeirão também passou a ter um plano de recuperação de desastres definido, uma vez que a solução da Veeam duplica cópias dos dados do hospital e da operadora entre si, dando os primeiros passos para uma estratégia eficaz no caso de qualquer incidente.

O trabalho da instituição atinge cerca de 200 mil clientes. A empresa é parte da Unimed, maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional, somando mais de 18 milhões de clientes.