Existem 100 mil lojas de materiais de construção e seis milhões de profissionais da obra no Brasil. Foto: flickr.com/photos/nandinhazinha

O Juntos Somos Mais, um novo programa de fidelidade que une Votorantim Cimentos, Gerdau, Tigre e mais uma dezena de marcas de produtos para construção, está usando software da Neogrid para oferecer insights aos varejistas cadastrados sobre comportamento do consumidor e sobre o mercado local.

Criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como o seu programa de fidelidade para lojas de materiais de construção, o Juntos Somos Mais recebeu no ano passado o reforço de Gerdau e Tigre, que passaram a ter cada um 27,5% da nova empresa.

Hoje, o Juntos Somos Mais tem 55 mil lojas cadastradas e 150 mil profissionais independentes. As vendas pelo marketplace chegaram a R$ 4 bilhões em 2018, com expectativa de bater nos R$ 10 bilhões em 2021.

O objetivo é incluir outras indústrias de material de construção e outros fornecedores de produtos e serviços do setor. Do lado da demanda, o potencial é enorme: existem 100 mil lojas de materiais de construção e seis milhões de profissionais da obra no Brasil.

O principal propósito da Juntos Somos Mais é ajudar o setor a entrar de vez na era digital, já que, em recente raio-X do setor, a empresa identificou que mais de 50% das lojas de material de construção não possuem gestão profissionalizada.

No Brasil, a construção civil movimenta aproximadamente R$ 300 bilhões ao ano, o que equivale a 4,5% do PIB. 

No entanto, o setor sofreu muito com a crise, o que pode explicar a disposição de tantas empresas em trabalharem juntas para aquecerem as vendas.

Até julho do ano passado, foram nada menos do que 51 meses (mais de quatro anos) de perdas acumuladas na comparação com o mesmo período do ano anterior.