SEGURANÇA

Accenture sofre ataque cibernético

13/08/2021 14:28

Grupo que opera o ransomware LockBit reivindicou a autoria da invasão.

A Accenture é uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Um ataque cibernético, supostamente de ransomware, atingiu servidores da Accenture, que confirmou a invasão ao portal Bleeping Computer mas não deixou claro quais servidores foram atingidos — considerando que a companhia opera em 50 países.

Sem confirmar que se tratava de um ransomware, a empresa informou que isolou os servidores atingidos, recuperou seu conteúdo com backup e fez a higienização do ambiente, garantindo que o ataque não teve qualquer impacto sobre suas operações.

“Por meio de nossos controles e protocolos de segurança, identificamos atividades irregulares em um de nossos ambientes. Nós imediatamente contivemos o assunto e isolamos os servidores afetados”, afirmou Stacey Jones, porta-voz da Accenture, à CNN.

De acordo com o site CISO Advisor, o ataque foi reivindicado na noite da última quarta-feira, 11, por um grupo de cibercriminosos que opera o ransomware LockBit. O post exibia uma contagem regressiva de 24 horas para o pagamento do resgate.

Eles publicaram uma lista de nomes de arquivos roubados, alegaram que baixaram seis terabytes de dados e exigiram o valor de US$ 50 milhões como resgate para não expor esses arquivos, mas não apresentaram nenhum arquivo como prova da suposta invasão.

A Hudson Rock, empresa israelense de cibersegurança, publicou um vídeo em sua conta no Twitter afirmando que seu monitoramento indica a existência de 2,5 mil computadores de funcionários e parceiros da Accenture que estão comprometidos, e que “essa informação foi certamente utilizada pelos atores de ameaças”.

O post contém um vídeo mostrando uma tela de monitoramento, onde é apontado o comprometimento de 3.744 dispositivos no domínio accenture.com.

De acordo com a CNN, grupo LockBit surgiu em setembro de 2019 e aluga seu software malicioso para afiliados criminosos terceirizados, que então recebem uma parte dos resgates em troca de inserir o código nas redes das vítimas.

As principais vítimas do grupo incluem Merseyrail, uma rede ferroviária do Reino Unido, e Press Trust of India, uma organização de notícias indiana.

A Accenture é uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo, com cerca de 5 mil funcionários no Brasil.

A empresa atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo.

Veja também

SEGURANÇA
Radware tem novo country manager no Brasil

Com mais de 20 anos de experiência, Arthur Marchese vem da Akamai Technologies.

E-MAILS
Nossa Saúde migra para Zimbra Cloud

Projeto de implantação da plataforma de correio eletrônico foi da Unodata.

PROPAGANDA
Operadoras podem usar o termo 5G?

Após reclamações do ministro das Comunicações, Senacon abriu processo administrativo contra a TIM.

SEGURANÇA
Polícia Civil faz apreensão no caso TJ

Segundo jornal gaúcho, ataque pode ter partido de dentro do próprio Tribunal.

NOVO NORMAL, DE NOVO
Dez dicas para a rotina de trabalho híbrida

Vacinação avança, permitindo um retorno aos escritórios. Como organizar isso?

SEGURANÇA
SUS: Kid Bengala vira pai de Guilherme Boulos

Ministério da Saúde admite que a alteração foi feita por usuário credenciado do sistema.