Baguete
InícioNotícias> Engineering cria robô fiscal

Tamanho da fonte:-A+A

NUVEM

Engineering cria robô fiscal

Júlia Merker
// quinta, 13/09/2018 11:01

A Engineering do Brasil aposta em um robô com foco em automatização dos processos fiscais e inteligência artificial para facilitar o atendimento das empresas às obrigações fiscais.

César Kazakevicius, diretor de TaxSolutions da Engineering do Brasil. Foto: Divulgação.

O sistema, batizado de Alfredo, foi criado a partir de uma parceria entre Engineering, SAP e Google Cloud, que permitiu a concepção e prototipação do robô.

A aliança inclui a certificação do banco de dados SAP HANA no Google Cloud Platform (GCP), além de recursos do SAP Cloud Platform (SCP) e integrações do GSuite. 

A Engineering é parceira da SAP em soluções fiscais há 9 anos e desde 2014 possui o DP-FISC ON HANA, a primeira solução fiscal integrada ao SAP TDF a entrar em produção. 

Com isso, o Alfredo reúne a experiência da Engineering, o framework Fiscal da SAP (SAP TDF) e as tecnologias do Google Cloud.

“Os atuais sistemas fiscais possuem funcionalidades limitadas, exigindo ainda muito  trabalho manual através de planilhas eletrônicas, o que gera riscos inerentes em relação a inconsistências, cálculos personalizados, manipulação de dados e controle de versões”, relata César Kazakevicius, diretor de TaxSolutions da Engineering do Brasil, que apresentou a solução no SAP Forum, realizado nos dias 11 e 12/9.

Com o novo sistema, todo o processo é gerenciado pelo robô e todos as passagens manuais, que não necessitam da inteligência humana, são executadas automaticamente. Quando o processo requer a intervenção humana, a solução pode iniciar um processo colaborativo, garantindo o fluxo das informações e permitindo a tomada de decisão.

A rede neural artificial da ferramenta ainda permite uma série de análises dos dados fiscais com capacidades de aprendizado, interpretando e classificando as interações humanas. As regras fiscais são aprendidas pelo Alfredo, permitindo a análise preditiva, descritiva e diagnóstica.

“A expertise fiscal da Engineering aliada às tecnologias SAP e Google Cloud viabiliza a implementação de uma estratégia de tecnologia tributária que garante melhorar a qualidade dos dados, diminuir custos e liberar recursos através da automação maximizada, tudo isso dentro de um framework que garante a integridade dos dados e o compliance fiscal”, detalha Kazakevicius.

A solução vai estar disponível comercialmente até o final de 2018. No começo do próximo ano, a companhia espera contar com cinco clientes com o robô em operação.

Com mais de 150 empresas atendidas no Brasil, a Engineering é uma multinacional italiana com presença no país desde 2008. A empresa tem mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.

*Júlia Merker cobriu o SAP Fórum, em São Paulo, a convite da SAP.

Júlia Merker