FMABC reformula rede com Binário. Foto: divulgação.

A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), instituição de ensino superior especializada em Ciências da Saúde, estabilizou e aperfeiçoou a sua rede de dados em voz em projeto elaborado em conjunto com o Grupo Binário.

O projeto consistiu na modernização de seu data center, implementação de VLAN´s para segmentação de tráfego e de rede Wi-Fi em seu campus, utilizando solução de switches das fabricantes Juniper Networks e ZTE Corporation.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da FMABC, Carlos Rocha, há 20 meses, a instituição encontrava-se com uma plataforma de networking desestruturada e totalmente fora de padrão.

"Identificamos a dificuldade em efetuar a gestão e passamos a buscar um fornecedor que nos apoiasse num projeto de modernização e implementação de um gerenciamento inteligente de rede", afirmou o executivo.

Para atender à demanda da instituição, o grupo Binário elaborou substituiu equipamentos obsoletos e ampliou serviços de acesso à rede utilizando os switches Ethernet EX2200 24T e EX4200 24T, da Juniper, e switches RS-5928-AC e RS-5928-FI-AC, da ZTE.

O projeto foi implementado em duas etapas. A primeira, para a troca dos switches principais de cada um dos 11 prédios que compõem o campus, e atualizando a infraestrutura de backbone do data center, além de implementar VLANs para todos os prédios, infraestrutura e rede sem fio.

A segunda envolveu a implementação da redundância ao acesso aos servidores no data center e links de fibra óptica que efetuam a distribuição para todo o campus, com o objetivo de evitar falhas e descontinuidade.

Além do suporte na instalação e configuração, o grupo Binário realizou o treinamento da equipe interna de TI para demonstrar os equipamentos, suas formas de utilização, gerenciamento e suporte.

Atualmente, a FMABC conta com uma rede capaz de suportar a demanda crescente de seus 800 usuários da rede cabeada e dos cerca de 2.500 de sua rede sem fio, em dias úteis no intervalo de 8h às 23h.

"Possuímos capacidade de rede gigabit em todo o campus e os prédios estão todos interligados com fibra óptica. Os switches inteligentes somaram a facilidade de gerenciamento, rastreabilidade de acessos, estabilidade do ambiente, mais capacidade de rede e maior segurança no tráfego de dados”, relata Carlos Rocha.

Fundada há 45 anos na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, a Faculdade de Medicina do ABC oferece oito cursos de graduação, 30 opções de cursos de pós-graduação lato sensu, cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes. Atualmente, ela conta com cerca de 10 mil alunos.