Marcelo Coelho. Foto: divulgação.

O MercadoPago, plataforma de pagamentos online ligada ao site de e-commerce Mercado Livre, anunciou nesta semana o seu aplicativo móvel de carteira eletrônica de pagamentos (e-wallet).

O aplicativo está disponível para Android (versão 4.0.3 em diante). Usuários do iOS poderão utilizá-lo a partir de novembro. O lançamento acontece simultaneamente também na Argentina, Colômbia, México e Venezuela.

O aplicativo permite que o usuário finalize pagamentos, pelo celular, de qualquer compra feita em sites que aceitem MercadoPago. Oferece também a possibilidade de seus usuários transferirem gratuitamente dinheiro entre si.

Além disso, o software permite que amigos e familiares que tenham conta no MercadoPago possam utilizar o aplicativo para solicitar um pagamento ou enviar valores uns aos outros.

"A função de transferência entre contas facilita, por exemplo, que o pagamento para participar de uma festa ou um churrasco entre amigos seja todo realizado pelo celular, com as informações organizadas e coordenadas pelo aplicativo", explica Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago Brasil.

Além disso, a transferência entre contas abre uma grande oportunidade a profissionais liberais para que aceitem cartão de crédito, uma manobra para competir com outros serviços de abordagem semelhante, como PagSeguro e Payleven.

"O profissional pode cobrar e receber pagamentos de seus clientes via solicitação gratuita de dinheiro pelo aplicativo", afirma Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago no Brasil.

Quando a transferência ou pagamento é realizado com o saldo do MercadoPago ("Dinheiro em Conta"), a liberação do valor é imediata. Quando a compra é feita no cartão de crédito, o prazo é de até 14 dias para a liberação.

Em ambos os casos, a transferência de dinheiro na modalidade "Família e Amigos" será gratuita, neste momento de lançamento, até 31 de dezembro de 2014.

Este lançamento dá continuidade às estratégias mobile de MercadoPago. Os dispositivos móveis responderam, no primeiro semestre deste ano, por 7,5% do total de volume de pagamentos realizados com MercadoPago: um crescimento de 70% de janeiro ao fim de junho de 2014.

"O aplicativo que lançamos hoje fideliza ainda mais nossos clientes, porque os permite realizar pagamentos de qualquer lugar e em qualquer hora. Com o aplicativo, atendemos uma demanda crescente do mercado de facilitar e agilizar o pagamento móvel entre pessoas e grupos", conclui Marcelo Coelho.

Com cerca de 109 milhões de usuários certificados, registrados e ativos em sua plataforma, o MercadoPago está presente em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Durante todo o ano de 2013, foram realizadas 31,5 milhões de transações pelo sistema, movimentando um volume superior a US$ 2,5 bilhões.