Bondes em Lisboa, a nova queridinha dos brasileiros. Foto: Pixabay.

Quantas vezes você ouviu falar sobre se mudar para Portugal nos últimos meses? Provavelmente, algumas, já que o país europeu parece ter substituído Miami como destinos de brasileiros endinheirados em busca de um segundo lar.

Uma matéria do Estado de São Paulo revelou uma dimensão mais exata do fenômeno: nos primeiros sete meses foram emitidos 185 dos chamados Golden Visas para brasileiros em Portugal.

O número é mais da metade dos 247 emitidos desde que essa modalidade de imigração foi criada, em 2012, o que mostra que realmente temos uma tendência em alta.

O Golden Visa, ou Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), é um programa do governo português que concede a autorização de residência para estrangeiros que invistam no país.

Isso pode ser feito por uma transferência de capitais no valor mínimo de €1 milhão, da criação de dez postos de trabalho, da compra de imóveis a partir de € 350 mil, no caso de construções que tenham mais de 30 anos ou que estejam em área de reabilitação urbana, entre outros investimentos.

Os 432 donos de um Golden Visa são a elite dos cerca de 80 mil brasileiros residem em Portugal com vistos regulares, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O número real pode ser maior, se incluídos os brasileiros com passaporte europeu ou que estão no país irregularmente.