Preço do SMS marketing cai para combater spams. Foto: reprodução.

Você acha que anda recebendo SMS marketing demais? Então segura essa: as operadoras móveis anunciaram a redução do preço para mensagens de texto com conteúdos publicitários.

A decisão atende a uma antiga demanda de agências de mobile marketing, de anunciantes e de brokers de SMS. Com a medida, o valor passa a ser o mesmo cobrado do SMS corporativo, podendo chegar perto de R$ 0,05, dependendo do volume.

Antes as teles nacionais mantinham preços mais salgados para seus SMS de marketing, com um preço médio de R$ 0,30 por mensagem. Segundo as operadoras, o alto valor, assim como outros filtros de envio, servia para evitar os spams.

A medida criou um efeito indesejado, dando espaço a disparadores não homologados, como chipeiras e rotas internacionais, e que viraram uma porta aberta para o spam.

Segundo reporta o Mobile Time, Claro e Vivo já mudaram suas tabelas, enquanto a TIM ainda avalia o assunto. Com a medida, as empresas esperam reduzir a incidência de SMS "piratas".

De acordo com dados da Zenvia, a prática ilegal tem causado grandes prejuízos ao mercado brasileiro, expondo usuários a mensagens indesejadas afirmando que o usuário teria recebido prêmios valiosos como carro e casa.

No entanto, a mudança não representa uma abertura total para envio de mensagens de marketing. As operadoras estão estabelecendo limites de quantidade de mensagens que cada assinante pode receber por mês, assim como limitações para o horário de envio dos SMS.