WhatsApp é o preferido no Brasil. Foto: reprodução.

Um levantamento divulgado pela Qualcomm aponta que boa parte dos brasileiros com smartphone não vivem sem o WhatsApp. Em uma pesquisa realizada em agosto, o app de chat mobile foi o mais lembrado dos brasileiros, caso eles precisassem escolher um único aplicativo para terem em seus celulares.

O aplicativo roubou, inclusive, o primeiro lugar do Facebook, que era o software preferido entre os usuários na edição anterior da mesma pesquisa, realizada no início do ano. Surpreendentemente, o app da rede social agora ficou com a medalha de bronze.

O segundo lugar também é de um app para conversas online. É o WeChat, app de mensagens que entrou no Brasil na metade do ano. Segundo analistas, a penetração do novo app foi impulsionado pelo forte apelo publicitário da novidade, que veiculou um comercial na TV em horário nobre, com o jogador Lionel Messi como garoto propaganda.

"Isso mostra que o ciclo de adoção de um aplicativo é curto. O usuário pode se encantar rapidamente por um app ou se desencantar, se a experiência não ficar a contento", comenta Dário Dal Piaz, diretor da Qualcomm.

Outra constatação do estudo é de que os consumidores de smartphones estão migrando para telas cada vez maiores. Segundo Dal Piaz, a tela de 5 polegadas virou um objeto de desejo para o consumidor nacional.

Para os fabricantes de apps, o mercado não poderia estar melhor. Um levantamento da IDC destacou que no primeiro semestre de 2013, as vendas de smartphones registraram 13,7 milhões de unidades comercializadas, um salto de 99,6% em relação ao mesmo período em 2012.