A Agência de Inovação Tecnológica da UEL selecionou quatro negócios para incubação. Foto: Divulgação.

A Agência de Inovação Tecnológica da UEL, por meio da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), divulgou a lista dos quatro negócios selecionados para o programa de incubação de 2016. As escolhidas foram Cheffy, Market Master, Rhizotech, SIG Condomínios.

Durante o processo seletivo, os empreendedores foram qualificados em modelagem de negócios (Canvas) e passaram por duas bancas de avaliação. A incubadora recebeu 20 projetos na primeira fase de inscrição.

“Estamos muito contentes com o resultado desse processo seletivo, ele mostra o potencial de empresas inovadoras e os novos negócios para atender demandas de mercados. Vamos iniciar 2016 com 12 empresas incubadas com perspectivas de virarem grandes negócios”, explica Edson Miura, diretor da Aintec.

Das quatro empresas selecionadas, três delas são da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e uma está voltada à biotecnologia. A parceria firmada com a UEL garante o compartilhamento dos laboratórios da universidade para o desenvolvimento das empresas de áreas biológicas.

A Cheffy é focada em automação e nuvem para pequenos estabelecimentos do segmento alimentício. A empresa conta com com ferramentas para gestão, como, o controle por dispositivos móveis.

Os sócios da empresa - Gabriel Monteiro Lorencette, Marlon Pascoal e Roberto Moreira - também são sócios da A Deliveria, um cardápio virtual que reúne os restaurantes de Londrina. Além da relação de pratos e preços, o site disponibiliza informações como a distância entre o usuário e o restaurante, além do tempo previsto para entrega.

A Market Master é uma plataforma colaborativa de comparação de preços de supermercados.

Os sócios da empresa são Andrey Consalter, analista financeiro da construtora EAM; Isaque Suzuki, engenheiro de sistemas na Attack Audio System; e Fernando Rocha, desenvolvedor da Oyster CCS, uma empresa de automação industrial.

A Rhizotech atua no desenvolvimento de inoculantes de alta eficiência para as culturas do milho, trigo e tomate, possibilitando a diminuição de custos de produção por parte dos agricultores. Um dos sócios da empresa, Leonardo Azeredo Gonçalves, é doutor em genética e melhoramento de plantas e professor do departamento de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Os outros quatro sócios também tem atuação na UEL. Karina Milani, bióloga, e Leandro Spolaor, são mestrandos da universidade. André Luiz de Oliveira é professor da UEL e engenheiro agrônomo, enquanto Odair Pais dos Santos é aluno de doutorado da instituição. 

O sistema da SIG Condomínios é focado na gestão de condomínios. Os sócios são Ricardo Fernandes, diretor de negócios na RFCON -Consultoria em Gestão Condominial; Stefanio Koiti Yonamine, programador da Ciashop; e Giuliano Pelaquin.