Baguete
InícioNotícias> Perto vende self checkouts para Americanas

Tamanho da fonte:-A+A

VAREJO

Perto vende self checkouts para Americanas

Maurício Renner
// segunda, 13/11/2017 14:24

A Perto, fabricante gaúcha de caixas eletrônicos, vendeu alguns terminais de self checkout para a Lojas Americanas, uma das maiores redes de varejo do país, com mais de 1 mil lojas.

Terminais de self checkout da Perto na Lojas Americanas. Foto: divulgação.

Em nota, a companhia não revela quantos caixas foram vendidas ou para quantas lojas, apenas que serão instalados quatro terminais por unidade. 

Questionada sobre o tema, a empresa respondeu que “ideia que ao longo do tempo a Perto forneça para as lojas que demandem essa tecnologia”.

Ao todo, a Perto já vendeu mais de 100 equipamentos do tipo para diversas redes varejistas. Um dos casos mais chamativos foi para o Zaffari, o maior supermercadista gaúcho.

Os chamados self checkouts são combinações de caixa com terminal de pagamento que permitem que os próprios consumidores passem os produtos pelo leitor de código de barras e paguem suas compras.

Uma realidade difundida no varejo americano, esse tipo de caixa está decolando no Brasil nos últimos anos. 

Ainda em 2013, para fazer uma comparação, só o Walmart comprou 10 mil máquinas do tipo da NCR, a serem instaladas em 1,2 mil lojas nos Estados Unidos.

A tecnologia para fazer os clientes serem os caixas das suas próprias compras já está disponível faz tempo. 

O Pão de Açúcar já testou um piloto que não foi para frente em 2003.

Uma estimativa da consultoria inglesa Retail Banking Research aponta que o número de terminais de self checkout em nível mundial deve mais que triplicar nos próximos anos, saindo de 27 mil em 2012 para mais de 60 mil em 2018.

Ajuda na adoção do self checkout o fato que a maioria das redes usuárias coloca nessas máquinas as filas para clientes com poucos produtos (é uma forma de reduzir o prejuízo por roubos), o que parece ser um apelo para millenials impacientes.

A Perto está no mercado há mais de 25 anos e possui uma fábrica com mais de  44 mil metros quadrados em Gravataí, na grande Porto Alegre, que foi renovada no final de 2014 para ampliar capacidade e acrescentar novos produtos ao portfólio.

A empresa conta com cerca de 1,7 mil colaboradores e escritórios de vendas em São Paulo e Brasília.

Hoje, cerca de 40% da receita da Perto já vem de serviços de outsourcing e pós-venda da sua base de caixas instalados. Outra frente de crescimento são equipamentos como terminais de POS, máquinas de estacionamento e agora terminais de self check out.

Maurício Renner