Baguete
InícioNotícias> Porto Seguro adota Stone Age DHX

Tamanho da fonte:-A+A

BIG DATA

Porto Seguro adota Stone Age DHX

Júlia Merker
// segunda, 13/11/2017 14:15

A Porto Seguro contratou a Stone Age para a implantação da ferramenta Stone Age DHX. 

A Porto Seguro implantou a Stone Age DHX na área de cartões de crédito. Foto: Divulgação.

O sistema, aplicado na área de cartões de crédito da seguradora, é capaz de comprimir e reduzir centenas de milhões de documentos, economizando aproximadamente 90% do tamanho original, sem perda de informações. 

Segundo Marcos Paulo Barreto, analista de dados da Stone Age, a demanda apresentada pela Porto Seguro Cartões envolvia a necessidade de comprimir cinco anos de faturas – mais de 100TB - com capacidade de busca por metadados e funcionamento 24/7.

“Conseguimos chegar em uma taxa de compressão de 96%, com diversas opções de buscas, como tipo de envio da fatura, bandeira e tipo do cartão, data de vencimento, entre outras. E tudo isso com redundância geográfica e sincronismo sem interrupção de acesso”, explica Barreto. 

A implantação levou 4 meses, desde a análise até a finalização do projeto. Com cerca de 100 mil acessos por dia, a solução retorna as consultas em 2 segundos em média, sendo ainda escalável nessa capacidade de consultas.  

“O DHX libera espaço de seu sistema primário, mas ao mesmo tempo mantém todos os dados acessíveis através de APIs e ferramentas customizáveis. Com isso, o custo de manutenção de TI, com backups e armazenamento, também diminui bastante”, conclui Marcos Barreto.

A Porto Seguro está entre as maiores seguradoras do Brasil com seus 8 milhões de clientes. A empresa ainda conta com 14 mil funcionários, 18 mil prestadores e 30 mil corretores parceiros.

Em 2016, o lucro líquido da companhia foi de R$ 923 milhões.

A Stone Age, especializada em big data, também atende a clientes como Bradesco, Itaú, Citibank e Boa Vista SCPC.

Júlia Merker