A PUC-RS vai iniciar em 2018 uma série de mudanças no ensino e na estrutura do campus. Foto: ASCOM/PUCRS.
A PUC-RS vai iniciar em 2018 uma série de mudanças que vão desde o ensino até a estrutura do campus. O projeto PUCRS 360 envolve desde um novo modelo acadêmico até as metodologias de aprendizagem, e revitaliza espaços de convivência e estudo.
Um dos pilares do projeto é a Trajetória Acadêmica Aberta, iniciativa que permite que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso universitário. A implantação da mudança nos currículos será gradativa e deve atingir todos os alunos até 2022.
Com o novo modelo, os currículos serão organizados em estruturas formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados.
De acordo com Éder Henriqson, diretor de graduação, o projeto é inspirado no modelo universitário americano (com seus majors e minors) e também iniciativas inovadoras já aplicadas em algumas universidade brasileiras.
“Desde a reforma da educação que aconteceu em 1996 no Brasil, o MEC passou a publicar diretrizes para as universidades em relação aos diferentes cursos, definindo o número de horas e semestres mínimos, mas dando autonomia e liberdade para a faculdade criar sua organização acadêmica”, destaca o diretor.
O novo modelo acadêmico da PUC-RS vai contar, a partir de 2018, com oito escolas - de direito, medicina, ciências, ciências da saúde, negócios, humanidades, politécnica e comunicação, artes & design (Famecos).