CX

SAP compra Qualtrics por € 8 bi

13/11/2018 08:00

CEO da SAP, Bill McDermott, comparou a compra da Qualtrics com a aquisição do Instagram pelo Facebook.

McDermott: "Está vendo aquela startup ali? Nós compramos por um dinheirão".

Tamanho da fonte: -A+A

A SAP pagou € 8 bilhões pela Qualtrics, uma startup especializada em tecnologia de pesquisa de satisfação de consumidores e empregados.

É a maior aquisição de uma companhia de software como serviço já feita pela SAP e, na indústria em geral, só fica atrás da compra da Netsuite pela Oracle, um negócio de US$ 9,3 bilhões fechado em 2016.

E no exatamente a SAP gastou todo esse dinheiro? A Qualtrics é um player importante em um mercado em alta, concorrendo com a SurveyMonkey, que recentemente abriu capital na bolsa.

Com 9 mil clientes e uma expectativa de faturar US$ 400 milhões em 2018, a Qualtrics estava ela mesma se preparando para fazer um IPO, com a expectativa de levantar US$ 4,3 bilhões.

A SAP então, meteu a mão no bolso e pagou quase o dobro desse valor. Já na aquisição da Concur, especializada em tecnologia para gestão de viagens corporativas, a SAP havia pago um preço salgado: US$ 8,3 bilhões, 20% acima do valor das ações da Concur na bolsa.

Em conferência com analistas, o CEO da SAP, Bill McDermott, comparou a compra da Qualtrics com a aquisição do Instagram pelo Facebook.

“Os players legados que levaram sua tecnologia dos anos 90 para o século 21 estão apanhando. Nós extinguimos os participantes existentes no mercado”, afirmou McDermott, exagerando muito na dose, uma vez que os competidores da SAP em diferentes nichos incluem Oracle, SalesForce, IBM e Microsoft.

A comparação com o Facebook tem alguma lógica. Assim como a rede social comprou novidades como o Instagram e o WhatsApp para seguir relevante, a SAP vem acrescentando empresas com produtos mais próximos do cliente final, para complementar a sua própria oferta, tradicionalmente forte no back office.

A Qualtrics é um player forte no segmento emergente de “customer experience”, conhecida pela sigla CX - não confundir com “user experience” e a sigla UX. 

Com a aquisição, a SAP pode misturar os dados sobre a visão do cliente final coletados pela Qualtrics com informações oriundas dos seu ERPs, CRM e software de gestão de recursos humanos (outra grande compra da SAP foi a SucessFactors, dona de software na nuvem para RH).

Esse mix é a essência do posicionamento de “empresa inteligente” da SAP, assentado sobre a nova linha de produtos que roda no seu banco de dados em memória próprio, o SAP Hana.

Dentro dessa estratégia, a SAP anunciou em julho o C/4 Hana, um novo software de gestão de relacionamento com o consumidor (CRM, na sigla em inglês), que combina uma série de aquisições feitas nos últimos anos.

O C/4 Hana incorpora a plataforma de gestão de e-commerce Hybris, o software de gerenciamento de identidades de clientes Gigya e Callidus, uma solução na nuvem que oferece para equipes comerciais dados em tempo real sobre preços, incentivos e informações.

...................

Essa é a primeira edição da nova versão do Baguete, com patrocínio especial da Prophix.

A Prophix é uma solução líder de elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário corporativo.

Empresas como Alpargatas, Azul Linhas Aéreas, Brookfield, Camil Alimentos, Dasa, Dufry, Eucatex, HDI Seguros, Saint-Gobain, SLC Agrícola, Rabobank e Unimed são hoje referências no Brasil, dentre mais de 150 clientes na América Latina.

Veja também

EXCLUSIVO
Ideval Munhoz sai da T-Systems

Angélica Vitali, atual vice-presidente de Delivery da companhia, ocupará o cargo interinamente.

SUCCESSFACTORS
Globosat: novo site de carreiras com SAP

A Globosat é pioneira na adoção da funcionalidade Career Site Builder do SuccessFactors no Brasil. 

EXCLUSIVO
Carreras sai da CPFL

Carreras ocupava a posição de CIO de uma das maiores empresas de energia do Brasil há quase uma década.

FUTEBOL
Chapecoense usa ERP da Senior

O projeto, entregue pelo canal paranaense Prisma Software, envolve ERP e HCM.

VIAGENS
Grupo Pão de Açúcar usa SAP Concur

A SAP comprou a Concur por uma bolada de US$ 8,3 bilhões em 2014.

 

RH
SAP avança em igualdade

A SAP Brasil acaba de avançar um degrau na certificação de igualdade de gênero no trabalho EDGE.

SAP
Varejo: Star-IT investe na Retia

Álvaro Farana, diretor da Star-IT, se torna um dos sócios da Retia.