Absolut pretende contar com o sistema da Siemens em suas três fábricas que produzem destilados para distribuição global. Foto: Divulgação.

A Absolut fechou um acordo para adoção do software Siemens Opcenter Execution, que faz parte da solução Siemens Digital Enterprise Suite para sistema de execução de manufatura (MES - Manufacturing Execution System). 

A empresa realizará um teste piloto com o Siemens Opcenter Execution Processem uma de suas três fábricas em Åhus, na Suécia. Este é o primeiro passo da adoção nas três fábricas da empresa que produzem destilados para distribuição global. 

“A Absolut sempre se esforça para ter a melhor fábrica do setor. Com isso, a Indústria 4.0 permitirá atender às demandas futuras dos consumidores. Além disso, é ótimo ter a Siemens Digital Industries Software como parceiro nessa jornada”, afirma Anna Schreil, vice-presidente de operações da companhia.

O Siemens Opcenter Execution faz parte da solução da Siemens para os setores de bens de consumo e alimentos e bebidas embalados. A solução foi desenvolvida para toda essa cadeia de valor, desde a recepção de material até a distribuição dos produtos manufaturados, incluindo controle de qualidade, planejamento e programação da produção, além de relatórios, tendências e análises avançadas. 

Com a solução, a Absolut busca aumentar a rastreabilidade, gerenciar pedidos com mais eficiência e monitorar a produção em tempo real.

“Empresas do setor de bens de consumo enfrentam exigências crescentes de regulamentações, a necessidade da manufatura global de atender às demandas locais e pressões da concorrência, fatores que podem resultar em margens reduzidas. A Absolut reconhece que a digitalização é fundamental para estar à frente nesse setor em constante mudança”, explica Mats Friberg, vice-presidente e diretor-gerente das operações nórdicas da Siemens Digital Industries Software.

A unidade Siemens Digital Industries Software conta com mais de 22 mil funcionários espalhados por 250 escritórios em 36 países. O segmento atende a mais de 170 mil clientes.

Com todas as suas unidades, a Siemens AG possui mais de 379 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia atua nas áreas de eletrificação, automação e digitalização, oferecendo soluções para geração e transmissão, infraestrutura e equipamentos médicos.

No ano fiscal de 2018, a Siemens registrou receita de € 83 bilhões, com lucro líquido de € 6,1 bilhões.