O Cidade Matarazzo está sendo construído em um terreno de mais de 27 mil m². Foto: Divulgação.

O Cidade Matarazzo, empreendimento imobiliário de São Paulo que reunirá um hotel seis estrelas, espaço comercial, centro cultural e um edifício corporativo, contou com soluções da Autodesk para a etapa de projeto e para gerenciamento da obra.

Com apoio da AX4B, a organização implantou o BIM 360 Docs, uma ferramenta de gestão de documentos e obras com um repositório para armazenar arquivos em que é possível visualizar as plantas, modelos 3D, fazer markups de revisão de projeto e enviar mensagens para outros usuários. 

O complexo está sendo construído em um terreno de mais de 27 mil m² que já abrigou o antigo Hospital Matarazzo, conjunto de edifícios históricos que inclui o Hospital Umberto I (1904), a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo (1943) e a Capela Santa Luzia (1922).

O empresário francês Alexandre Allard adquiriu a propriedade histórica em 2011, quando esta já estava abandonada há duas décadas. A obra do Cidade Matarazzo está orçada em R$ 2 bilhões.

"As soluções de engenharia são distintas para cada construção – cada bloco do antigo hospital tem uma metodologia executiva e cada construção nova tem as suas particularidades, sejam estruturais ou arquitetônicas. Desta forma, para garantirmos a excelência em cada solução, o projeto teve suas contratações setorizadas. Precisamos gerenciar toda a obra, visando o orçamento e garantindo a transparência com os investidores, construtoras e empreiteiras", explica Laura Nogueira, BIM Manager do Cidade Matarazzo.

O Hotel Rosewood São Paulo, primeiro hotel da bandeira na América do Sul, têm todo o seu projeto de interiores assinado pelo renomado Phillippe Starck.

A Maternidade Filomena Matarazzo foi restaurada para abrigar o hotel palácio Rosewood, com 42 quartos de hotel.

O complexo também inclui a Torre Mata Atlântica, uma construção contemporânea assinada pelo arquiteto Jean Nouvel (Pritker Prize) que abrigará 150 quartos de hotel e 122 suítes particulares; a Capela Santa Luzia, restaurada para voltar a receber missas e cerimônias; e o Edifício Corporativo, erguido na Alameda Rio Claro e com assinatura do arquiteto Rudy Ricciotti.

Os demais pavilhões do antigo hospital serão restaurados para sediar um centro comercial que reunirá mais de 70 marcas e 30 restaurantes.

Além de do uso das soluções Autodesk para etapa de projeto, o Cidade Matarazzo desenvolveu processos focados no planejamento, orçamento e gestão, com extração de quantidades, visualização e melhor entendimento das sequências executivas, mitigando o risco para as construtoras e empreiteiros.

"Analisamos a evolução dos projetos ao longo dos anos, apresentando aos investidores a evolução de área projetada e do custo entre as soluções desenvolvidas através de imagens e orçamentos de forma didática", detalha Alexandre Vasconcelos, BIM Manager do Cidade Matarazzo.

Um exemplo dessa simulação se deu na avaliação do orçamento, analisando o m² projetado e a complexidade executiva ao incluir mais subsolos sob as áreas tombadas pelo patrimônio histórico.

“Selecionamos algumas disciplinas para controlar com o uso do BIM, acompanhamos esses contratos com as modelagens, possibilitando a comparação do modelo contratual x modelo executado. Desta maneira, conseguimos atuar com transparência e evitar aditivos contratuais abusivos e/ou indevidos”, explica Vasconcelos.

Já o BIM 360 Docs, da Autodesk, realiza a gestão de mais de 70 mil documentos da obra, com um repositório para armazenar arquivos em que é possível visualizar as plantas, modelos 3D, fazer markups de revisão de projeto e enviar mensagens para outros usuários.

Atualmente, mais de 125 pessoas utilizam a ferramenta para gestão do projeto. 

A AX4B foi fundada em 2006, trabalhando exclusivamente com o sistema de gestão AX da Microsoft, no qual foi uma das pioneiras do país. Com o tempo, foram incluídos também na oferta CRM, licenciamento e nuvem da Microsoft.

Hoje, a companhia também atua com marcas como Autodesk, AutomationAnywhere e Oracle. A empresa ainda oferece a implantação de SAP na Azure, nuvem da Microsoft.

Com 400 funcionários, a AX4B atende a clientes como Cinemark, Rede Unimed, BM&FBovespa, Grupo Pearson, Webmotors e Stuttgart Porsche.