Marcos Matias, presidente da Schneider Electric, fala na inauguração do FabLab. Foto: FPF Tech.
Está aberto em Manaus o FabLab powered by EcoStruxure, laboratório aberto na FPF Tech com apoio do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Schneider Electric Brasil.
O objetivo do espaço é fomentar a Indústria 4.0 na região, que conta com 480 empresas no Polo Industrial de Manaus. Com a tendência de transformação digital, há demanda crescente por capacitação técnica e suporte no desenvolvimento de soluções especializadas.
O novo hub de inovação conta com um espaço de aproximadamente 180m² e oferece ferramentas e recursos com as principais tecnologias do portfólio EcoStruxure, da Schneider Electric, voltadas à Indústria 4.0, além de tecnologias próprias da FPF Tech e do INDT.
A infraestrutura do laboratório possui seis bancadas, cinco com itens para simulação e aprendizado em automação de máquinas, e uma com equipamentos para automação de processos. Todas as bancadas podem trabalhar individualmente ou conectadas em rede, formando um ambiente real de automação de uma planta.
O FabLab tem ainda integração com o laboratório de Segurança Cibernética do INDT. As soluções desenvolvidas na plataforma Schneider poderão contar com o aparato de segurança de dados, por meio de testes de validação que garantem proteção contra ataques cibernéticos.
A EcoStruxure é uma plataforma aberta, interoperável e habilitada para Internet das Coisas (IoT). O projeto FabLab powered by EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, armazenamento em nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços.