Com cerca de 204 mil habitantes, Passo Fundo é a maior cidade do norte gaúcho. Foto: divulgação.

A Imed, instituição privada de ensino superior de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e oito grandes empresas se uniram para fomentar a geração de novos negócios na região Norte do estado.

De acordo com a Revista Amanhã, as empresas são BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, Metasa e Oniz Distribuidora — e todos os CEOs delas compõem o grupo gestor da aliança empresarial.

A estratégia do grupo é fomentar o desenvolvimento de atividades altamente lucrativas e que resolvam demandas importantes em cada um dos segmentos das companhias, como varejo farmacêutico e de alimentos, metal mecânico, energia, agronegócios e saúde.

"Se já temos as empresas mais fortes de cada segmento na região, agora, unidas com a academia, não há barreiras para fixar um polo de inovação, com altíssima capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do Rio Grande do Sul", afirmou Eduardo Capellari, presidente da Imed, à Amanhã.

As ações de inovação já foram iniciadas dentro destas empresas, inclusive com a incubação de startups nas áreas de saúde e agronegócio, por exemplo. 

“Estamos transformando a cultura destas empresas para que possamos gerar, a partir daí, a inovação para todo o ecossistema e segmentos econômicos relacionados", explicou Márcia Capellari, presidente do hub de inovação, à publicação.

Passo Fundo é a maior cidade do norte gaúcho, com cerca de 204 mil habitantes, e as companhias envolvidas na iniciativa faturaram juntas mais de R$ 15 bilhões, gerando cerca de 21 mil empregos diretos.

Em 2019, uma aliança similar foi lançada por Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, grandes empresas de Caxias do Sul, na serra gaúcha.

Seu fundo é voltado para aceleração de startups e tem um programa em parceria com a TecnoUCS e a Ventiur, aceleradora sediada em Porto Alegre que está entre as mais ativas do país.