Tecpar recebe prêmio de qualidade em gestão. Foto: divulgação.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), de Curitiba, recebeu nesta quarta-feira, 11, o Troféu Bronze do Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (PPdQeG), promovido pelo movimento Paraná Competitivo e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

O instituto concorreu na categoria "Rumo à Excelência", a principal do evento, e foi a única empresa pública laureada neste quesito. Também receberam o prêmio Bronze as empresas Spaipa S/A Indústria Brasileira de Bebidas e da DB1 Informática, de Maringá.

O troféu Diamante, prêmio principal da categoria, ficou com a Ultragaz, de Araucária.

O Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão avalia a evolução das empresas que adotam o modelo de excelência em gestão e reconhece as melhores práticas de gestão nas organizações do estado.

Ao receber a premiação, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, agradeceu pelo reconhecimento do esforço assumido pela atual diretoria para profissionalizar a gestão, melhorando os resultados empresariais e o retorno para a sociedade.

“Tenho a exata noção de que as organizações que sobrevivem ao longo prazo são aquelas que respondem às demandas da sociedade, antecipando suas necessidades e expectativas. ”, disse Felix.

PLANEJAMENTO

O planejamento estratégico foi a primeira de um conjunto de iniciativas adotadas nos últimos dois anos pelo instituto que permitiram sua recuperação econômica e institucional.

A partir desse planejamento o instituto adotou o sistema de governança corporativa, e está em processo de implantação da gestão por competências.

Instalou ainda uma “sala de situação”, onde é possível monitorar em tempo real os indicadores de desempenho relacionados às metas de cada unidade de negócio.

Essas ações foram acompanhadas por medidas de contenção de despesas de custeio, com redução de 42% só em 2012.

“O instituto deixou para trás a postura de esperar o cliente no balcão e passou a analisar o mercado identificando demandas e propondo soluções”, finalizou Felix.

OUTROS PREMIADOS

Outras empresas paranaenses do setor de tecnologia também foram agraciadas com o prêmio. No quesito "Rumo à Excelência", a Accion, empresa de Maringá especializada em sistemas de gestão, recebeu o troféu Prata.

Na categoria "Compromisso com a Excelência", a Rpsavi, produtora de softwares sediada em Arapongas, ficou com o troféu Bronze, enquanto a desenvolvedora de plataformas de pagamento Gemalto, de Pinhais, ficou com o troféu Prata.

Fechando a categoria, a Tecnospeed, empresa de TI de Maringá, recebeu o troféu Ouro.