Cristina Palmaka.

A SAP vai capacitar um dos seus parceiros na região Sul para trabalhar com o SAP AFS, versão do sistema de gestão da multinacional focado nos segmentos de vestuário e coureiro calçadista.

Cristina Palmaka, nova presidente da SAP no Brasil, não revela quem é o parceiro, mas afirma que a intenção da companhia é reforçar sua presença em um segmento no qual ainda tem pouca presença.

“Queremos formar canais que venham para ficar nessa área”, afirma Cristina, que assumiu o cargo em outubro e fez sua primeira aparição oficial como presidente da multinacional no Brasil nesta quinta-feira, 12, em um almoço com a imprensa em São Paulo.

A executiva não fez nenhuma menção mais explícita sobre o assunto, mas nem precisa. Em 2006, abriu as portas por aqui a alemã Atunne, um dos grandes parceiros da multinacional para o AFS.

No entanto, a empresa fechou as portas por aqui em 2009, apenas três anos depois de abrir a operação.

Klaus Ferreira Schramm, country manager da Attune, ficou pelo país para abrir as portas da Clientis-S3G, outra multinacional especializada no AFS. 

A empresa fechou alguns contratos, a maioria no segmento de vestiário como Marisol e Hering e pelo menos um na área de calçados, como na Alpargatas.

A movimentação da SAP em fortalecer o canal AFS acontece no momento em que a maré parece estar virando, com um projeto grande em curso na Arezzo, fabricante de calçados de alto padrão sediada em Campo Bom, em um projeto no qual a paranaense FH Consulting cuida do backoffice e a paulista Ábaco da parte relacionada ao AFS.

Outra parceira da multinacional na região que já tem alguma experiência com o AFS é a gaúcha ITS Group, que participou da implementação na Dal Ponte e mais recentemente conduziu outro case na Damyller, fabricante de confecções catarinense.

Um case de sucesso na Arezzo pode ser o que a SAP precisa para reverter a imagem de um projeto mal sucedido na Picadilly ainda na década de 90, quando foi feito uma tentativa mal sucedida de implementar a versão para manufatura do ERP na fabricante de calçados.