Uso do QR Code para transações financeiras é um assunto que está em alta. Foto: divulgação.
O Sicoob, sistema formado por cooperativas de crédito, anunciou o lançamento de pagamento via QR Code para o primeiro semestre de 2020.
A solução, batizada de SicoobPay, permitirá pagamentos sem o uso de cartão, com linhas de crédito e possibilidade de parcelar compras.
Criada internamente em três meses, por equipes de TI e de negócios, a novidade tem base nos padrões estabelecidos pela EMV.
O padrão foi definido pelo Banco Central do Brasil, que desenvolve um projeto de pagamentos instantâneos com um grupo técnico do qual o Sicoob faz parte.
Toda a solução está embarcada no aplicativo Sicoob, principal canal de relacionamento na instituição e utilizado por quase três milhões de pessoas.
"O grande desafio será manter a solução disponível durante todo o ano, 24h por dia, sete dias da semana. Já iniciamos os testes e brevemente a solução será disponibilizada para toda a rede Sicoob", informa Antônio Vilaça Junior, diretor de tecnologia do Sicoob.
Inicialmente, apenas correntistas da instituição poderão utilizar o SicoobPay para efetuar pagamentos.
O cooperado terá três opções: pagamento com saldo em conta corrente, crédito pré-aprovado sem juros com pagamento em até 20 dias e crédito parcelado com juros, que prometem ser abaixo do que é praticado pelo mercado e por outros meios de pagamento.
"Criamos um modelo de negócio que conecta diretamente os pagadores e recebedores, sem intermediários, unindo a oferta justa e automatizada de crédito, o pagamento instantâneo e o uso do QR Code para efetivação da transação", afirma Henrique Vilares, presidente do Conselho de Administração do Sicoob.
Segundo a instituição, uma operação com cartão de crédito custa, em média, 2,41% para o empresário.
Com o SicoobPay, esse valor deve cair para 0,8% e 0,6% para as empresas que também ofereçam o pagamento por meio da Sipag, a máquina de cartões do Sicoob. O recurso será disponibilizado ao recebedor instantaneamente.
As empresas que quiserem utilizar o SicoobPay não precisam, obrigatoriamente, ser correntistas da instituição, mas a funcionalidade apresenta vantagens para os cooperados.