TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

TIM tem projeto com IBM e Capgemini

13/12/2019 11:13

A estratégia da empresa é utilizar recursos de inteligência artificial e automação robótica de processos.

A TIM quer aprimorar as atividades que têm alto contato com o cliente. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A TIM fechou contrato com IBM e Capgemini para utilizar recursos de inteligência artificial e automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) no atendimento ao cliente e outras áreas do negócio.

"A inovação faz parte do DNA da TIM. Por isso, queremos utilizar a inteligência artificial desde a modelagem de uma oferta até a adoção de uma central de atendimento responsiva no processo de transformação digital da companhia. Nosso objetivo é empoderar o cliente para que possa utilizar a tecnologia a seu favor”, explica Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

O sistema, que contou com serviços de desenvolvimento da IBM, terá como foco o aprimoramento das atividades que têm alto contato com o cliente, transformando a interação no canal de voz por meio de um auto atendimento com recursos cognitivos.

A interação, feita de forma automatizada pelo telefone, permite que muitas solicitações sejam filtradas e tratadas de imediato, reduzindo o tempo de resolução das demandas. 

O sistema, que permite o contato com o cliente em linguagem natural, foi desenvolvido pela IBM Services e viabilizado com serviços em IBM Cloud.

Já a Capgemini viabiliza a transformação digital com uso de IA e RPA focados na implementação de processos apoiados pelas novas tecnologias em toda empresa.

“Entendemos que para ter sucesso em projetos de IA as empresas precisam quebrar paradigmas e mudar seu mindset de muitas formas. A tecnologia cognitiva é o primeiro passo para a transformação digital e para a criação das empresas do futuro”, argumenta  Giulio Salomone, VP da Capgemini para os setores de manufatura e telecomunicações no Brasil.

Veja também

AGRONEGÓCIO
TIM se aproxima de startups do AgTech Garage

O acordo vai oferecer a cerca de 300 startups mentoria de negócios e fomento das soluções

SOLUÇÕES
Oi quer ser um player de TI para valer

Operadora quer dobrar participação de serviços de TI na receita até 2024.

PLAYER
Telefônica terá empresa de TI

Operadora terá um braço independente focado em nuvem, IoT, segurança e Big Data.

TCHAU
Oi quer vender operação de telefonia móvel?

Vice-presidente da Telefónica disse que a procura por interessados já começou.

SEGURANÇA
Vivo admite vazamento de dados

Segundo os pesquisadores do WhiteHat Brasil, a falha pode afetar dados de pelo menos 24 milhões de clientes.

DECISÃO
Oi vai vender data centers

Medida deve afetar pelo menos uma dezena de centros de dados espalhados pelo Brasil.