iFood é líder em entregas. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O iFood, um dos maiores apps de tele entregas do país, está usando tecnologia da catarinense MakeValue para sua área de tesouraria e contabilidade.

O software da MakeValue funciona de maneira integrada ao sistema de gestão S/4 Hana da SAP da iFood, e controla operações financeiras relacionadas ao mercado de capitais.

A solução, implementada em três meses, ajuda a gerenciar os chamados derivativos,  instrumentos financeiros negociados no mercado como forma de proteger os investimentos da empresa contra riscos de perdas causados por oscilações de taxas e juros.

Os derivativos precisam ser registrados no balanço patrimonial a partir de controles que até então eram feitos por telefone junto aos bancos parceiros do iFood e controlados por planilhas.

Pelas contas do iFood, o novo processo economiza 135 horas de trabalho anual por ano.

“Já estendemos a utilização da solução da MakeValue para a otimização de outras rotinas da companhia, como gestão de investimentos financeiros, gestão de mútuos, garantias, entre outros”, afirma Gustavo Vernacci, analista financeiro do iFood.

A necessidade de softwares especialistas para a área financeira como o MakeValue se explica pelos grandes números do lado fintech do iFood, que é dono de 65% do mercado, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

O uso do iFood explodiu durante a pandemia, passando de 22 milhões no começo de 2020 para 60 milhões em março de 2021.

Ao mesmo tempo, os restaurantes passaram problemas com o fechamento, o que levou o iFood a virar uma operação financeira, prevendo emprestar R$ 500 milhões e adiantar pagamentos de R$ 12 bilhões até o final do ano.

A MakeValue foi fundada em 2017 em Joinville por três sócios com background na área financeira e de tecnologia. 

Dirceu Oliveira foi consultor SAP e ABAP por seis anos na Pelissari, uma grande parceira SAP. Vitor Belous foi supervisor de tesouraria no HSBC por seis anos, atuando outros sete como consultor nos módulos financeiros do SAP. Já Guilherme Ferreira foi coordenador de P&D na Gesplan, outra empresa focada em tesouraria, contabilidade e planejamento sediada em Joinville.

A MakeValue tem hoje soluções certificadas pela SAP para tesouraria, bancos e planejamento financeiro rodando em 90 grupos econômicos espalhados por todo país, incluindo empresas como Gerdau, Randon, Embraer, Whirlpool, Alpargatas, Grupo Bom Jesus, Pague Menos e Aço Cearense.