Bill Veghte. Foto: divulgação.

A HP lança um Centro de Excelência (CoE) para computação em memória focado na plataforma SAP Hana e no SAP Business Suite equipado com Hana.

Uma equipe de profissionais remotos vai permitir ao CoE atender a partir de mais de 60 países, em 10 idiomas, a mais de 40 mil usuários, segundo a HP.

O novo centro tem infraestrutura para ofertas como HP Engineering Labs (criação de arquiteturas e plataformas para computação em memória), HP Enterprise Services (transformação de aplicativos que serão habilitados para SAP Hana) e gerenciamento de servidores, armazenamento, rede e infraestrutura HP.

Teste e desenvolvimento de aplicativos para implantações no local, hospedadas e de nuvem convergente também estarão disponíveis.

Bill Veghte, COO da HP, ressalta que, comparada aos métodos tradicionais de separação do armazenamento de dados dos elementos de processamento, a computação em memória permite mais agilidade no processamento de conjuntos de big data.

“O primeiro marco do projeto do novo CoE da HP é uma plataforma de desenvolvimento de imagem única de 8 terabytes destinada a aplicativos SAP ERP e SAP CRM no Hana. Sob o codinome Projeto Kraken, essa plataforma é a precursora de sistemas com grandes memórias previstos para o segundo semestre de 2013”, comenta Veghte.

A HP também oferece soluções SAP Rapid Deployment, que agilizam a transição para uma plataforma de banco de dados em memória.

A oferta se completa com infraestrutura de gerenciamento de testes para aumento de eficiência, com o HP Operations Orchestration para soluções SAP.

MAIS
A HP não é a primeira a abrir um Centro de Excelência com foco em Hana. Em setembro de 2011, a indiana TCS inaugurou um junto às instalações do maior Centro de Desenvolvimento da companhia na América do Norte, em Cincinnati.

A estrutura foi conectada aos demais polos SAP mantidos pela empresa indiana na América Latina, Europa e Índia.

Já em abril de 2012, a mesma TCS abriu um CoE voltado a Oracle Exadata Database Machine, localizado em Kolkata, na Índia.

O centro foca a plataforma de hardware e software para computação em memória da Oracle, concorrente direta do Hana.