ATUALIZANDO

BNB: infra de mainframe com IBM

14/01/2016 17:10

Todas as aplicações e o ERP SAP usados pelo banco terão sua base de dados armazenada em DB2 IBM.

Banco do Nordeste

Tamanho da fonte: -A+A

O Banco do Nordeste (BNB), instituição financeira com atuação no norte e nordeste do país, investiu em soluções da IBM para reforçar sua estrutura de computação em mainframe.

Atualmente em fase final de implementação, o projeto realizado em parceria com a consultoria da Big Blue tem como objetivo migrar os sistemas e garantir alta performance em todas as aplicações. O valor do contrato não foi aberto.

Todo o projeto foi financiado pelo Banco IBM, em 36x no modelo arrendamento mercantil (leasing), onde o cliente tem a opção de adquirir o equipamento ao final do período do contrato.

As duas novas máquinas IBM Z13 – uma alocada no site principal e outra no site secundário - farão parte do ambiente responsável por manter a plataforma mainframe da IBM já utilizada há algumas décadas pelo banco para grande parte das aplicações que sustenam a operação de seus negócios.

Com o projeto, todas as aplicações e o ERP SAP usados pelo banco terão sua base de dados armazenada em DB2 IBM. Para a instituição, isso permitirá o aprimoramento da análise de dados, com uma melhor experiência para os clientes.

Conforme explica o superintendente de Tecnologia da Informação do Banco do Nordeste, Cláudio Freire, o ambiente também estará preparado para atuar com dispositivos móveis.

"Com maior disponibilidade e escalabilidade será possível integrar todos os sistemas, garantindo maior qualidade dos serviços bancários oferecidos e viabilizando os planos de expansão de novas agências e postos de atendimento", afirma.

Com sede em Fortaleza, o BNB é considerado o maior banco de desenvolvimento da América Latina, com uma estimativa de R$ 30,8 bilhões em investimentos alocados em 2015. Além disso, a instituição conta com cerca de 273 agências. Com um faturamento de R$ 1,13 bilhão, o BNB ocupa o 314º lugar no ranking dos 500 bancos mais valiosos do mundo, segundo a consultoria britânica Brand Finance.

Veja também

PLANO
IBM quer emplacar Watson em IoT

Mais de 500 parceiros e 80 mil desenvolviedores estão usando plataforma de IoT baseada em Watson.

RANKING
Open Startups lista 100 mais atraentes

O top 5 da lista tem Virtual Care, Nama, Omnize, Wearable Sun Block e JáTá Chegando.

SERRA
Nicolela sai da IBM

Nicolela havia assumido a posição na IBM em agosto de 2014.