Instituição está investindo em TI. Foto: flickr.com/photos/autovivacom.

O Banco Volkswagen aderiu ao SAS para soluções de suporte a operações. A instituição adquiriu o Real Time Decision Manager e o Workflow & Decision Suport.

A busca da instituição está na flexibilidade na manutenção das políticas de crédito e na melhoria da qualidade e quantidade de informações disponíveis para a mesa de crédito. O valor da implantação não foi revelado. 

“A oferta de serviços financeiros no mercado automobilístico é uma commoditie entregue pela maioria dos bancos e, com isso, a concorrência é assustadora. Para isso, é imprescindível para o banco o desenvolvimento de soluções tecnológicas que nos permitam oferecer os melhores produtos financeiros para nossos clientes”, explica Paulo Pinho, gerente executivo de Operações de Campo da Volkswagen Serviços Financeiros.

Dentre os departamentos envolvidos com o uso das soluções SAS estão as áreas de Risco, Crédito ao Varejo, Crédito Corporate, Backoffice de Crédito e Operações de Campo.

O processo será feito em etapas e a empresa espera resultados já no primeiro ano de operação.

“O Business Analytics permite a obtenção de insights, definição de estratégias e tomada de decisão. No Brasil, o Banco Volkswagen está iniciando este modelo de plataforma Analytics diretamente inserida em suas operações”, declara Renato Fiorini, especialista em Gestão de Risco do SAS Brasil.

No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira do SAS conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 180 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. 

Em janeiro, o Banco Volkswagen aderiu à solução da Informatica Corporation para implantação da estratégia Best-in-class de gerenciamento de dados mestre (MDM).

O objetivo da companhia ao adquirir o Informatica MDM é criar uma visão única dos 900 mil clientes por meio do portfólio de serviços de financiamento de veículos.

Em mais de cinco décadas de atuação no Brasil, o Banco Volkswagen alcançou uma carteira de R$ 23,2 bilhões.

A Volkswagen Serviços Financeiros é formada pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros. A empresa oferece produtos para facilitar o acesso a veículos comerciais e de passeio, e caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, além de automóveis Audi e motocicletas Ducati.