Ratmir Timashev, co-fundador e VP executivo de vendas e marketing da Veeam. Foto: Divulgação.

A Veeam Software, focada em soluções de backup e gestão de dados, acaba de anunciar seus resultados do ano fiscal de 2018, logo após receber um investimento de US$ 500 milhões da Insight Venture Partners e Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) no início de janeiro. 

No ano passado, a Veeam registrou uma receita total de US$ 963 milhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. 

“Oportunidades de gestão de dados, compliance e risco, roubo de dados e cibercrime devem continuar a trazer desafios aos negócios em 2019 e na próxima década. O que vimos em 2018 é que nenhum dado está totalmente seguro. Os clientes estão procurando uma abordagem para gerenciar dados que desbloqueie seu uso e potencial para impulsionar a transformação de negócios, mas que não bloqueie seus dados em um fornecedor ou aumente sua exposição a riscos”, diz Ratmir Timashev, co-fundador e VP executivo de vendas e marketing da Veeam.

A empresa conquistou 48 mil novos clientes em 2018, uma média de 4 mil novos clientes por mês. 

Com 330 mil clientes no mundo, a empresa passou a atender no último ano nomes como Welch’s, Mizuno, KLM Royal Dutch Airlines e James Cook University.

O segmento Veeam Cloud & Service Provider (VCSP) cresceu 23% ano a ano, agora com 21,7 mil provedores de serviços na nuvem, 3,8 mil licenciados para prover backup na nuvem e recuperação de desastres como serviço usando Veeam Cloud Connect.

A Veeam registrou 46% de crescimento anual em seus negócios gerais de nuvem em 2018.

Como a aliança mais impactante e lucrativa da Veeam em 2018, a Hewlett-Packard Enterprise (HPE) alcançou o maior crescimento de receita para negócios conjuntos em 2018. A companhia também tem acordos com NetApp, Cisco, Nutanix e Lenovo.

Por meio da participação no programa Cisco Solutions Plus, os negócios da Veeam e da Cisco cresceram 967% ano a ano.

A Veeam expandiu a aliança com a NetApp da integração de produtos até um acordo completo de revenda que inclui as soluções NetApp Data Fabric.

Em parceria com a Nutanix, foi lançando o Veeam Availability for Nutanix AHV em julho de 2018. 

Já a parceira com a Lenovo é mais recente e busca oferecer aos clientes soluções integradas, combinando armazenamento com proteção de dados.