Alécio Cavalcante, fundador da Ubiz Car. Foto: Divulgação
A Ubiz Car é uma startup que quer levar serviços de mobilidade urbana ao estilo de Uber e 99 para 250 cidades no interior do Brasil nos próximos cinco anos, apostando em um mercado pouco explorado pelas gigantes hoje.
O foco são cidades de 40 mil a 200 mil habitantes, que chegam na casa de 1.217 dos 5,5 mil municípios brasileiros.
A empresa surgiu em 2018 na cidade de Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, com população estimada em mais de 183 mil habitantes.
Desde então, a Ubiz já agregou 18 cidades do país e até o final de 2022 pretende expandir para mais 20 municípios. Na rota, estão locais como Gurupi, a terceira maior cidade do Tocantins, com 87 mil habitantes; Balsas, uma cidade de quase 100 mil moradores na fronteira agrícola do Maranhão, ou ainda Ouro Branco, uma cidade mineira de menor porte, mas com algumas atrações turísticas conhecidas.
O fundador viu a chance de investir no setor de transporte logo quando a Uber chegou no país, em 2014.
"A verdade é que pra mim foi bastante mágico, porque de fato eles criaram algo revolucionário. E a gente não tinha ideia de que isso poderia se esticar para cidades do interior", conta Alécio Cavalcante.
Hoje o Uber e a 99 atuam em mais de 500 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais, muitas cidades médias, mas poucas de menor porte. A menor cidade no qual o Uber atua no país é Ivaiporã, no Paraná, com 31.935 habitantes.
Cavalcante acredita que o segredo para vencer as grandes empresas passa por criar uma que entenda a cultura das pequenas cidades do interior do país e converta isso em um modelo escalável.
"Toda cidade pequena ou de médio porte vai ter aquelas pessoas que já são conhecidas, que são identificadas pela cidade. Nós contactamos essas pessoas e fazemos um uma espécie de conexão entre a Ubiz Car e a cidade por meio delas. Essas pessoas são nossos embaixadores”, explica Cavalcante sobre o formato de divulgação da Ubiz Car.
Desde 2020, o app tem apostado no modelo de franquia, prometendo retorno do investimento após o 15º mês de operação.