Até o final do ano, a SAP terá seu data center. Foto: Flickr.com/lekom/8522209291

A SAP inaugura, até o terceiro trimestre de 2016, o seu data center no Brasil, focado na hospedagem local do software de gestão de recursos humanos Success Factors.

No final, a companhia optou por hospedar suas máquinas em regime de colocation em um provedor de serviços não revelado. 

O que se sabe é que o site principal será em Barueri, na região metropolitana da capital (a cidade concentra meia dúzia de data centers) com redundância na capital paulista.

O novo prazo encerra uma temporada de especulações sobre o futuro do investimento, anunciado em setembro de 2014 para o primeiro trimestre do ano passado.

Agora é aguardar para ver se o data center local consegue dar impulso à oferta de Sucess Factors no país.

Quando foi adquirida pela SAP em dezembro de 2011 por uma bolada de US$ 3,4 bilhões, a Sucess Factors tinha uma base inexpressiva no país.

Ao longo de 2014, alguns canais da SAP como Cast, Grupo ASSA, Red&White IT Solutions e ITS Group começaram a vender a solução, atingindo uma base de clientes de pouco mais de 200 organizações na época.

Em outubro daquele ano, a SAP contratou Celso Matoso, ex-diretor comercial da Totvs no Rio de Janeiro, para assumir a posição de vice-presidente de vendas de Success Factors (Matoso tinha uma passagem anterior pela multinacional alemã).

Um ano depois, no entanto, Matoso foi transferido para a área de Core Industries, com a Success Factors, ficando sob o comando de Carolina Penteado Bastos.

Maurício Renner cobre o SAP Fórum em São Paulo a convite da SAP.