Fernando Valente.

A Safira Telecom acaba de fechar uma parceria com a BlackBerry para oferecer o sistema de gestão mobilidade corporativa (EMM, na sigla em inglês) da multinacional canadense.

De acordo com a Safira, a empresa é a primeira do segmento de gestão de mobilidade corporativa a firmar um acordo com a Blackberry no Brasil.

Essa é a segunda grande parceria da Safira Telecom, que passou a trabalhar no primeiro semestre de 2016 com a Enterprise Mobility Suite (EMS) da Microsoft.

A Safira Telecom foi fundada em São Paulo no final de 2015 por dois ex-executivos da Spring Mobile: o ex-VP de vendas Fernando Valente e a diretora de marketing Sonaira San Pedro para atuar com auditoria de contas telefônicas, consultoria e gestão de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês).

“O acordo com a BlackBerry complementa nossa oferta e cobre um gap no portfólio na área de segurança da informação”, relata Valente.

A Safira também trabalha com tecnologia das empresas Samsung, Airwatch e Soti. 

A solução da BlackBerry permite a divisão das informações pessoais e profissionais nos dispositivos, protegendo informações da empresa.

O sistema conta com recursos como colaboração, tracking de documentos e gestão de perfis de acesso.

Nos últimos dois anos, a BlackBerry tem tentado mudar sua imagem de uma fabricante de smartphones para uma provedora de software e serviços de segurança. 

A empresa também usa sua herança como uma referência em segurança para atuar na área de licenciamento de software no segmento de internet das coisas.

Em fevereiro, a BlackBerry adquiriu consultoria de segurança cibernética Encription para entrar com mais força na área de serviços.

No ano passado, a companhia adquiriu a fabricante de software de segurança Good Technology por US$ 425 milhões. O acordo veio logo após a compra da AtHoc, fornecedora de comunicações de rede.