Daniel Leipnitz, presidente da associação. Foto: Divulgação.

A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) vai inaugurar um escritório em Boston no dia 21 de março. O objetivo da entidade é oferecer um local de apoio às empresas de TI catarinenses com negócios nos Estados Unidos.

“A inauguração do escritório faz parte do programa Acate International, que tem como objetivo fomentar a internacionalização das empresas catarinenses de tecnologia e inovação. Para isso, o programa contará com uma agenda de eventos, capacitações, missões, parcerias e criação de ambientes no exterior - o de Boston é apenas o primeiro deles”, explica Daniel Leipnitz, presidente da associação.

Além do acesso ao ecossistema norte-americano, especialmente na região de Boston e Nova Iorque, o programa irá possibilitar a participação de empresários do estado a eventos e cursos no país, além da conexão com potenciais clientes e investidores.

“Queremos dar visibilidade ao ecossistema catarinense nos Estados Unidos, atraindo investimentos, capital humano e parcerias com universidades e empresas”, complementa Leipnitz.

A inauguração do escritório tem parceria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Boston Innovation Gateway, IXL Center e Raupp Advocacia Empresarial.

O Boston Innovation Gateway é um centro de consultoria internacional focado em criação e expansão de negócios; aceleração de negócios e construção de capacidades empresariais. A organização foi criada através de um projeto de inovação iniciado na Universidade de Harvard e aprimorado pela IXL Center - uma empresa global de consultoria de gestão.

Famosa na área de tecnologia por abrigar o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Boston ainda conta com diversas empresas do segmento. A cidade é sede de companhias como TripAdvisor, HubSpot, PTC, LogMeIn, InterSystems, DraftKings e Kayak.

Para o lançamento do novo espaço, a Acate realizará eventos simultâneos em Boston e Florianópolis. Em uma transmissão ao vivo dos Estados Unidos, o presidente Daniel Leipnitz falará sobre a iniciativa e o que ela representa para os empreendedores catarinenses.

Klaus Rocha, consultor da Associação em Boston; Manuel Mendes, da IXL; e Luc Pinheiro, presidente da ACIF, trarão detalhes da parceria. Hitendra Patel, pesquisador, fará uma palestra sobre Inovação 4.0. 

Como parte de sua estratégia de apoiar empresas em expansão, a Acate também abriu, há cerca de um ano, uma sede em São Paulo para atrair oportunidades de negócios do Brasil. 

A entidade passou a ter escritórios em três regiões da capital paulista: Berrini, Itaim Bibi e Vila Olímpia, dentro do CO.W Coworking Space. Os centros de empreendedorismo podem ser utilizados por empresários catarinenses como locais para reunião, alocação de equipes, instalação de filiais e realização de eventos.

Outro investimento da associação em locais de apoio foi feito em 2015, quando a Acate inaugurou as instalações do Centro de Inovação Acate, com o objetivo de impulsionar o crescimento do setor e estimular a inovação em Santa Catarina.