Diego Dzodan, presidente da SAP para América Latina.

Diego Dzodan, ex-presidente da SAP para Sul da América Latina, acaba de ser promovido para a liderança da multinacional alemã em toda a região.

Com o objetivo de simplificar o atendimento aos clientes do mercado latinoamericano, a SAP unificou as operações na América Latina. A estruturas de Sul da América Latina (SOLA) e Norte da América Latina (NOLA), portanto, passam a ser parte da SAP América Latina e Caribe (LAC).

“Esta nova estrutura nos permitirá tomar decisões mais rápidas e poderemos atender melhor as necessidades dos clientes, além de acelerar ainda mais o crescimento da SAP na região”, sinaliza Dzodan em nota, no que parece ser uma confirmação do fim da divisão.

A região NOLA inclui [ou incluía] México, América Central, Colômbia, Venezuela, Equador e Caribe e a SOLA, reunindo Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Dzodan foi promovido para o comando da SOLA embalado pelos bons resultados da operação brasileira, da qual foi presidente por um ano. Antes, o executivo já havia sido presidente da SAP México e América Central. 

A América Latina vem registrando por quatro anos seguidos crescimento de dois dígitos. 

A promoção de Dzodan acontece em um momento de movimentação de profissionais da área de vendas da SAP no Brasil.

Sérgio Camorcio, diretor de vendas da SAP Brasil, saiu da empresa semana passada. 

Recentemente, Renato Morsch, outro ex-IBM contratado pela SAP em 2010, deixou a vice-presidência de vendas para clientes corporativos da empresa para atuar na Salesforce.com.

Não foram divulgados os substitutos até o momento.

As mudanças foram precedidas por uma grande reestruturação na área de canais, reorganizando o departamento por frentes de atuação.

No processo, Carolina Bastos ficou com a diretoria de contratos OEM, ficando responsável também por novas rotas de mercado e Fábio Gusman passou a diretor de vendas via canal Business All-in-One e inovação.

Além disso, Priscila Jones comandará esforços de vendas de Business One para pequenas e médias empresas; Renato Brisola ocupará a diretoria de vendas internas, focado promover geração de demanda para novas soluções; e Ubiraci Mata assume a responsabilidade junto a canais que atuam no segmento na vertical de finanças e governo.