Luminária Ufficio. Foto: Divulgação Certi.

A equipe de design da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), instituição de tecnologia e inovação com sede em Florianópolis, acaba de vencer um dos mais importantes prêmios de design do país, o IDEABrasil.

Em parceria com a empresa gaúcha Cinex, a Certi desenvolveu a Ufficio, uma luminária pendente de OLED (diodo orgânico emissor de luz). O material garante alta eficiência energética.

A Cinex fabrica portas para mobiliário, divisórias de ambientes e complementos para móveis. Localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além das cinco unidades localizadas no Brasil, a organização conta com um laboratório – o CinexLab - em Treviso, na Itália.

A peça foi contemplada com o prêmio de design na categoria escritório.

A estrutura da luminária é composta por uma camada fina de alumínio e vidro, em que as placas de OLED estão dispostas. A peça fica suspensa do teto por finos cabos de aço revestidos de nylon. 

“Quisemos aproveitar a fina espessura do OLED e dar destaque à luz, passando a ideia de que ela está flutuando no ar”, conta o designer industrial Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pela criação da peça. 

Outra característica inovadora da Ufficio é a possibilidade de conectar um controlador externo de comunicação digital para que o usuário possa interagir com a luminária pelo notebook, tablet ou smartphone, criando diferentes tipos de iluminação.

O projeto foi desenvolvido de junho a setembro do ano passado, quando foi apresentado no workshop Creative Lab, da Philips, em Aachen, na Alemanha. A tecnologia OLED utilizada na luminária é da Philips e o projeto contou com apoio também do BNDES.

O trabalho premiado está, agora, habilitado a concorrer no IDEA Awards, nos Estados Unidos. O Prêmio IDEABrasil é realizado pela Associação Objeto Brasil, que elege os melhores trabalhos do design brasileiro, em um total de 24 categorias. A premiação está prevista para setembro deste ano.