Samsung emplacou laboratório na USP. Foto: Anton Watman / Shutterstock.com

A Samsung fechou um acordo com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para inaugurar um centro de treinamento voltado entre outros assuntos para Internet das Coisas, focado em pesquisa sobre a chamada indústria 4.0.

Outros temas incluem desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos móveis (SmarTVs, Gear S2 e Gear VR), utilizados na plataforma Android e Tizen. 

O novo laboratório, batizado de Ocean USP, conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300 m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

A grade de capacitação tecnológica terá cursos livres e intensivos, além de outras formações relacionadas às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing, empreendedorismo, entre outras, em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

A Samsung já mantinha uma iniciativa similar em São Paulo, fora do campus da USP, e outro acordo similar com Universidade Estadual do Amazonas, em Manaus.

"O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de Engenharia de Produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada", afirma Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP. 

Ao longo de seus aproximadamente dois anos de atividades, o Samsung Ocean já sediou cerca de 1 mil treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores.