Instituição do Bradesco oferece educação gratuita em 40 escolas próprias. Foto: divulgação.

A Fundação Bradesco, rede de escolas que funciona como um braço social do banco, é a primeira a adotar o Open P-TECH, nova plataforma da IBM com conteúdo de educação digital gratuito.

Segundo a empresa, o projeto está em fase de implementação na escola Fundação Bradesco de Campinas e, em 2021, será estendido aos mais de 9 mil alunos do Ensino Médio. 

Além disso, nos próximos meses, os cursos também serão divulgados aos usuários da plataforma Escola Virtual da Fundação Bradesco, que oferece cursos on-line inteiramente gratuitos há quase 20 anos. 

"Com o Open P-TECH e a IBM, estamos dando mais um passo na evolução da nossa metodologia de ensino digital para que a próxima geração de profissionais tenha o futuro promissor que merecem”, destaca Jefferson Romon, diretor adjunto da Fundação Bradesco. 

A plataforma da IBM trabalha competências tecnológicas em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais.

O conteúdo conta com os componentes de indústria e de skills do programa P-TECH, modelo de educação pública lançado pela IBM em 2011, já adotado em 24 países. 

Durante o processo, os professores têm acesso a um painel de progresso por aluno, no qual é possível monitorar seus avanços, recomendar e personalizar o plano de aprendizagem on-line.

Depois que os alunos concluem os cursos no Open P-TECH, eles podem ganhar "badges digitais", que são certificados reconhecidos pela indústria.

"A educação deve ser adaptada a um mundo tecnológico diferente do que recebemos há 20 anos e todos os atores do ecossistema precisam se unir para mudar o paradigma em torno dos métodos de aprendizagem, aproveitando a acelerada evolução de tecnologias exponenciais como a inteligência artificial", afirmou Tonny Martins, gerente geral da IBM Brasil. 

O Open P-TECH está disponível para estudantes, docentes e representantes de instituições de ensino de todo o Brasil e o registro pode ser feito no site da plataforma.

A IBM está há mais de 100 anos e hoje atua com inteligência artificial, blockchain, segurança e IoT, disponíveis na nuvem.

Fundada em 1956, a Fundação Bradesco oferece educação gratuita em 40 escolas próprias em todo território nacional. 

Somente em 2019, mais de 1,1 milhão de alunos concluíram ao menos um dos cursos à distância disponíveis no portal de e-learning da instituição.