Taurus está investindo em impressão 3D. Foto: Divulgação.

A Taurus, empresa brasileira que é uma uma das maiores fabricantes de armas do mundo, comprou uma impressora 3D da 3D Systems capaz de imprimir peças de metal.

De acordo com a Taurus, a impressora 3D instalada na fábrica de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, é a primeira do tipo a ser entregue pela multinacional no hemisfério sul. A compra foi feita diretamente com a matriz da 3D Systems.

A impressora é “uma alternativa robusta aos processos de produção de metal tradicionais”, oferecendo “redução do desperdício, maiores velocidades de impressão, tempo de configuração curto e peças de metal com propriedades mecânicas excelentes”, aponta a Taurus.

"Um dos grandes diferenciais da Taurus, diante da concorrência, é a quantidade de novos produtos lançados e a tecnologia aplicada nestes produtos. Para isso, seguimos investindo em tecnologia para suportar e aumentar a velocidade do processo de P&D", afirma o presidente da Taurus, Salesio Nuhs.

Nos últimos dois anos a empresa adquiriu outros equipamentos para a ferramentaria de protótipos, tais como centros de usinagem CNC de 5 eixos, eletroerosão a fio multi-eixos e impressora 3D de polímeros. 

Além disso, a Taurus investiu no desenvolvimento de 50 novos produtos que resultaram em cerca de 400 modelos diferentes de armas, ampliando seu portfólio.

A Taurus fabrica armas de fogo, armas de airsoft, coletes à prova de balas, capacetes motociclísticos, contentores plásticos e peças de aço geometricamente complexas.

Junto com a concorrente Stratasys, a 3D Systems é uma das maiores empresas de impressoras 3D do mundo.

A companhia passou a ter uma presença mais forte no Brasil a partir de 2014, quando adquiriu a sua maior distribuidora no país, a paulista Robtec.