Táxis de SP terão conexão. Foto: reprodução.

Uma iniciativa em testes conectará à internet a frota de táxis em São Paulo, em um projeto que disponibilizará tablets e sinal Wi-Fi dentro dos veículos a partir desta sexta-feira, 17.

Inicialmente, dez táxis começarão a disponibilizar o serviço e, até o final da primeira fase, serão mais 490 veículos equipados. A frota será identificada através do adesivo “Táxi Conectado”.

Além disso, o GPS do tablet ajudará no envio de informações sobre o trânsito, ajudando os motoristas a desviar de possíveis congestionamentos e até a fazer uma previsão de quanto tempo levará até determinado ponto da cidade.

Também atento aos passageiros internacionais, o sistema contará com suas informações disponíveis também em inglês.

A empresa responsável pela instalação e fornecimento das informações para o turista é a Comtecno, uma empresa baiana de tecnologia, e o plano do projeto é equipar um total de 3,5 mil táxis da capital paulista até o início do Mundial de 2014.

A implantação trata-se de uma parceria entre a Simetaxi, Adetax, Comtecno, Secretaria de Transportes de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e UOL, que é parceiro de conteúdo do projeto.

De acordo com o Diretor de Operações da Comtecno, Gustavo Passos, o objetivo da instalação dos equipamentos é proporcionar aos moradores e turistas um acolhimento adequado, com informações precisas e dinâmicas.

“Os usuários terão à disposição informações sobre onde ficar, onde comer, como chegar, pontos turísticos, canais de compras, notícias, esportes, turismo de negócios, serviços de utilidade pública, além de notícias sobre o clima e mapas da cidade”, explica.