Edimilson Corrêa. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A OpenTech, desenvolvedora joinvilense de softwares para a gestão logística e gerenciamento de risco, está investindo mais de R$ 1 milhão na ampliação de seu sistema de segurança e armazenamento de dados.

O novo backup site já está em fase de instalação e configuração de hardware, e dará à empresa duas estruturas independentes atuando simultaneamente no gerenciamento das informações.

Segundo destaca a OpenTech, uma das estruturas será abrigada internamente na sede da empresa e outra ficará instalada na Sercompe, empresa local de data center localizada a sete quilômetros da desenvolvedora.

O novo backup site contará com a arquitetura dos servidores Blade HP BL465c Gen8, que utilizam a tecnologia de virtualização de redes Virtual Connect Flex-10, com storages da linha HP StoreVirtual.

Além disso, foi implantada uma solução de proteção de dados baseada na tecnologia de backup em disco da HP, chamada Catalyst. O backup de dados corporativo ficará a cargo do Data Protector, que possui integração online com as aplicações da OpenTech e backup em disco em um HP EVA4400.

Para garantir a perfeita harmonia entre os dois sites, o projeto conta com uma interligação de alta velocidade e baixa latência via anel óptico de dados de 10 GB.

A comunicação de dados entre os dois sites será através de switches HP 5500, com tecnologia de clusterização IRF, que confere ao produto um tempo de convergência da casa de milissegundos.

Conforme explica o vice-presidente de Desenvolvimento de TI e Serviços da OpenTech, Edimilson Corrêa, o backup site garantirá quase o triplo de capacidade para armazenamento e gerenciamento de dados dos clientes, passando dos atuais 6TB para 15TB.

“Um datacenter espelhado como este e com esta capacidade, com dois sites atuando de forma redundante e online, é uma inovação entre as empresas do segmento de soluções de logística e gerenciamento de risco do país”, diz o executivo.

Segundo o VP, além de melhorar a capacidade e a disponibilidade de dados, a mudança também traz ganhos em segurança e integridade ao sistema, já que a qualquer sinal de problemas em um dos sites, o backup manterá a continuidade da prestação do serviço.

"No nosso segmento, oferecer o serviço em tempo real é mandatório, pois os clientes não podem ficar sem acesso às informações. Até junho, 100% dos nossos clientes serão beneficiados pela novidade, com total estabilidade do serviço", completa o diretor de Desenvolvimento de TI da OpenTech, André Bachmann.

Com sede em Joinville, mas com escritório em São Paulo, a OpenTech conta com cerca de 800 clientes no país e mais 111 mil viagens rastreadas/mês, e tem cerca de 46 mil veículos cadastrados em sua solução e opera com cerca de 550 colaboradores.