Em caso de recall, pode-ser localizar o remédio a ser trocado. Foto: flickr.com/photos/emagineart

A Stefanini, multinacional brasileira com 27 anos de atuação no setor de serviços em TI, apresentará na 21ª Feira Hospitalar 2014, que acontece de 20 a 23 de maio, em São Paulo, uma nova solução de rastreabilidade para o setor da saúde em parceria com a PTInovação

A solução consiste em uma plataforma capaz de controlar uma grande quantidade de ativos (medicamentos) em tempo real, provendo controle da cadeia. Com o sistema, é possível monitorar desde a impressão dos códigos nas caixas de medicamento, até o momento de uso do medicamento pelo paciente.

O sistema de rastreabilidade permite um melhor conhecimento sobre a cadeia logística que envolve a distribuição e venda de medicamentos, abrindo um novo canal para comunicação entre laboratórios e farmácias/distribuidores. Além disso, a plataforma tecnológica é capaz de suportar os programas de relacionamento oferecidos pelos laboratórios.

Segundo José Roberto de Oliveira, Head Vertical Saúde da Stefanini, a solução processa bilhões de dados por dia.  

“Isso é algo inédito em território brasileiro. Essa volumetria é bastante superior à demanda dos laboratórios brasileiros, e a solução vem atender as normas da Anvisa sobre rastreabilidade de medicamentos descritas na resolução RDC 54/2013”, diz Oliveira. 

O processo de implementação da solução consiste na geração ou importação de um código único para cada embalagem de medicamento. Esse código então é enviado para a linha de produção para ser impresso nas caixas. 

 “A solução possui um conjunto de funcionalidades out-of-the-box que permite atender a mais de 90% das necessidades dos diversos laboratórios, além de ser altamente customizável. Entre os principais serviços oferecidos estão integração com os sistemas de chão de fábrica, novos desenvolvimentos para necessidades específicas e suporte 24x7”, conta o executivo.

Em caso de recall de medicamentos, a solução permite identificar a localização do ativo afetado por meio de uma notificação automática que é gerada para o responsável por aquela etapa para que o medicamento seja recolhido.

Ao rastrear cada unidade de medicamento de forma individual, a plataforma permite o controle sobre a procedência de cada medicamento, sendo possível saber quem o fabricou, de onde veio, para quem foi entregue e quando.

Com base nessas informações, consumidores, laboratórios e órgãos reguladores podem tomar decisões bem embasadas a fim de garantir a segurança dos medicamentos que circulam em território brasileiro.

A Stefanini faturou R$ 2,11 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 11% em relação ao ano anterior. O índice ficou ligeiramente abaixo das metas divulgadas para o ano, que ficavam na faixa de 12% a 15%.

A PTInovação é uma empresa de tecnologia do Grupo Portugal Telecom, com foco no desenvolvimento de produtos e serviços, assim como na integração de sistemas de Telco e TI.

A Hospitalar - 21ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias Clínicas e Consultórios – acontece nos Pavilhões Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme ), em São Paulo. O evento reúne mais de mil expositores.