Petrópolis terá mais 10 pontos de acesso. Foto: flickr.com/photos/viajor

A prefeitura da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, restruturou a rede Wi-Fi da cidade com tecnologia da Ruckus Wireless.

O projeto incluiu a implementação de seis pontos de acesso ZoneFlex 7762 da Ruckus, que asseguram a abrangência do sinal de internet, e 1 controladores ZoneDirector 1106, responsáveis pelo monitoramento e gerenciamento da rede Wi-Fi da cidade.

“Petrópolis precisava de uma nova estrutura Wi-Fi que abrangesse os principais espaços públicos”, conta Airton Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia do município.

O valor do contrato não foi divulgado, no entanto, foram realizados vários testes com diversos equipamentos. As soluções da companhia foram as que apresentaram o melhor desempenho, principalmente se tratando de capacidade de acesso simultâneo e cobertura.

Além disso, o projeto de rede Wi-Fi deve se estender para outros 10 pontos da cidade nos próximos meses, segundo a secretaria. “Com os equipamentos da Ruckus conseguimos melhorias, sem contar a facilidade e eficiência no gerenciamento da rede”, completa o secretário.

Em outra frente, no início de 2014, a InterCity - rede hoteleira com 22 unidades no Brasil e no Uruguai - implantou a rede Wi-Fi em 13 de seus hotéis com equipamentos da Ruckus Wireless.

A Accor, operadora de hotéis com 3,5 mil unidades em 92 países, adotou a tecnologia Smart Wi-Fi da Ruckus em 100 de seus hotéis em sete países da América Latina no ano passado.

Além disso, a fornecedora de sistemas wireless foi a escolhida por um consórcio formado pelas quatro principais operadoras brasileiras - Claro, Oi, Telefónica e TIM - para fornecer tecnologia de Smart Wi-Fi para dois estádios da Copa de 2014: o Mané Garrincha, em Brasília, e a Fonte Nova, em Salvador.

Sediada em Sunnyvale, na Califória, a Ruckus Wireless é um fornecedora global de sistemas sem fio avançados para o mercado de infraestrutura de internet móvel. A empresa conta com mais de 30 mil clientes.