Unimed POA adota solução SoftExpert. Foto: divulgação.

A Unimed Porto Alegre, cooperativa médica com atuação em 46 municípios gaúchos, automatizou e integrou a gestão de processos ao implantar o sistema de gestão SoftExpert GRC, em um projeto realizado pela portoalegrense ITSX.

Com a implementação, de valor não divulgado, a companhia endereçou deficiências em seu controle de informações e gestão de indicadores, que era feita a partir de dois sistemas diferentes, o que acarretava em maior trabalho e gasto de tempo na elaboração de planos de ação. 

"Havia dificuldade no controle das atividades definidas nos planos de ação, pois os sistemas não geravam alertas e pendências. A gestão de projetos não ocorria de forma automatizada e a gestão de processos era feita de forma individualizada dentro das áreas de negócio, sem apoio do sistema para modelagem e publicação dos processos", afirmou a empresa em nota.

De acordo com o superintendente de TI da Unimed, Antônio Pires, com o SoftExpert GRC foi possível integrar todos os processos, indicadores, tratamento de ocorrências, projetos e documentos acessados por cerca de 1,7 mil colaboradores da cooperativa. 

“O produto aderiu aos sistemas de gestão e demais padrões atendidos pela Unimed, assim como nos deu autonomia nas parametrizações do sistema e gestão de desempenho, do nível estratégico ao operacional”, avaliou Pires.

Outro ponto citado pela cooperativa, que atende cerca de 720 mil clientes, a solução da SoftExpert automatizou a regulação de normativas da ANS, permitindo a correção de falhas de controle identificadas nos processos diretamente no módulo de tratamento ocorrências, mantendo o vínculo com a origem do problema.

De acordo com Denise Escobar, analista administrativa da cooperativa, a nova solução permite apresentar indicadores categorizados dentro da área de negócio, além de elaborar planos de ação padronizados, acompanhar a implementação destes planos e avaliar sua eficácia. 

“Isso gera uma vantagem competitiva para a cooperativa, uma vez que estamos monitorando constantemente nossos processos”, completa Escobar.

Com os bons resultados alcançados na gestão da governança, a Unimed Porto Alegre avalia agora a implementação do uso do SoftExpert GRC também na gestão e identificação de riscos.

O SoftExpert GRC é composto pelos componentes: SE Action Plan (gestão de planos de ação), SE Audit (gestão de auditorias), SE BI (Business Inteligence), SE Document (gerenciamento de documentos corporativos),  SE Forms (gestão de formulários), SE Incident (gestão de incidentes), SE Performance (gerenciamento de desempenho), SE Problem Manager (gestão de problemas), SE Process (modelagem de análise e processode negócios), SE Project (gestão de processos e serviços), SE Risk (gestão de riscos e controles), SE Time Control (controle de atividades), SE Workflow (automação de processos e gestão)​.

Sediada em Porto Alegre, mais com atuação também na região metropolitana da capital e litoral norte do Rio Grande do Sul, a Unimed Porto Alegre tem mais de 720 mil clientes e mais de 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, com 6.300 médicos cooperados em mais de 49 especialidades.

Fundada em 1995, a SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo.

A SoftExpert registrou, em 2013, um crescimento no lucro de 34% em comparação ao ano anterior. Ela também contabilizou um aumento de 15% nos negócios concretizados com clientes nacionais e internacionais, ultrapassando a marca de R$ 50 milhões. 

No início do ano a empresa afirmou que previa para 2014 um crescimento de 25% no faturamento global e 50% no faturamento do mercado internacional.