Baguete
InícioNotícias> Dom João Becker adota vSAN com Gruppen

Tamanho da fonte:-A+A

HIPERCONVERGÊNCIA

Dom João Becker adota vSAN com Gruppen

Júlia Merker
// segunda, 14/05/2018 15:58

O Hospital Dom João Becker, de Gravataí, município localizado na região metropolitana de Porto Alegre, implantou uma solução de hiperconvergência com dois nós baseada em VMware vSAN.

O Hospital Dom João Becker implantou uma solução de hiperconvergência baseada em VMware vSAN. Foto: Divulgação.

O objetivo do projeto, desenvolvido pela Gruppen, foi aumentar a disponibilidade e o desempenho do ambiente de virtualização.

A implantação é composta por dois novos servidores Dell R740 com o VMware vSAN, utilizando a funcionalidade de cluster conhecida como 2-node. Desta forma, foi criado um cluster de alta disponibilidade, até então não existente no hospital.

"Com essa tecnologia, tivemos um ganho muito grande em desempenho no ambiente, com um investimento inferior ao que estava previsto no orçamento de aquisição de um storage e servidores", aponta Edimar Giacomel, supervisor de TI do HDJB.

O projeto implementado também garante a adequação de processamento nos novos hosts, que passaram a usar apenas um processador da linha Gold Intel, reduzindo assim, consequentemente, os custos de licenciamento VMware, Microsoft e Veeam.

A Gruppen foi a responsável pela arquitetura e pela implantação da solução e no período de uma semana entregou o novo ambiente de hiperconvergência, incluindo também a migração dos servidores virtuais do HDJB e a implantação da solução de backup Veeam.

O Hospital Dom João Becker é uma entidade filantrópica mantida pela Sociedade Educação e Caridade que atua há quase seis décadas oferecendo diversos serviços. A instituição dispõe de 183 leitos de internação e 10 de UTI.

Fundada em 2005, a Gruppen atua com tecnologias da Dell, Microsoft, VMware e Veeam, e tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Joinville, Curitiba e São Paulo.

Júlia Merker