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As pessoas que gerem lojas online sabem melhor do que ninguém que um dos elementos que, de forma invariável, um cliente irá analisar é o preço.

Com dinâmicas econômicas extremamente complexas e uma economia que nem sempre facilita a gestão financeira familiar, são cada vez mais as pessoas que usam o preço como critério de escolha no momento de fazer a seleção dos produtos a adquirir.

Hoje em dia, para ajudar a esta atenção sobre os preçários, existe ainda, nos meandros da Internet, a proliferação de cada vez mais espaços de comércio online, que geram uma concorrência efetiva entre as várias lojas.

Também esta concorrência faz com queo cliente possa selecionar o seu produto e partir para a procura da melhor alternativa económica. Isto é: escolher um produto e analisar qual o local da Internet onde existe a melhor oferta sobre este.

Não é inusual que o mesmo artigo seja apresentado em diversos espaços de e-commerce e, por isso mesmo, além de se tentar aliciar os clientes com outro tipo de fatores – como a confiança, princípios fortes da marca, ofertas paralelas, promoções ou facilidade de contacto com a loja – é também importante que os comerciantes online tenham uma noção global sobre os preços praticados pelos seus concorrentes, para tentarem corresponder à tendência do mercado e se equipararem, também neste ponto, às demais lojas digitais dentro do seu setor.

O preço é um elemento que nunca deve ser descurado por alguém que mantém um espaço de e-commerce. Comprovou-se, em vários estudos de mercado, que este fator pode fazer toda a diferença no momento de se avançar para uma compra online.

Assim, é importante que as pessoas que trabalham com vendas e criam as suas empresas digitais, utilizem a comparação de preços dentro do setor como forma de impulso para o sucesso da sua loja online.

Hoje, iremos explorar um pouco mais as questões relativas a este tipo de comparação sobre os custos dos produtos online.

Você e os outros: a importância da análise de mercado

A sua loja online não é a única no setor. Esta é a realidade de muitos empreendedores dos nossos dias. A verdade é que dificilmente conseguirá entregar uma dinâmica de e-commerce liberta das lógicas da concorrência.

Se a sua loja online existe a par com outras do mesmo género, onde se oferecem produtos iguais ou equivalentes, o mais certo é que os seus clientes façam comparações entre o seu negócio e os negócios que competem com o seu.

Tal como eles, você pode comparar preços. Ou, melhor dizendo: deve fazê-lo.

Uma loja digital exige que se dê resposta às dinâmicas do mundo atual e, em parte, isto significa que é necessária uma adaptação dos preços praticados à oferta existente. A expressão comercial de uma loja é fortemente afetada pela forma como gere a presença da sua empresa no seio de um meio competitivo.

Se não tiver noção de quais são os preços praticados pelos seus concorrentes ou quais as promoções mais comuns, terá uma debilidade evidente no momento de cativar o seu público, correndo o risco de apresentar preços muito díspares ou de não dar aos clientes as regalias apresentadas pelas restantes lojas do setor. Por outro lado, uma análise atenta deste tipo de fator pode ajudar a posicionar a sua empresa entre as que melhor se dirigem ao seu público, criando uma concorrência mais renhida e que gere melhores resultados para o seu negócio.

Embora possa fazer todo este reconhecimento de preçários e toda esta análise de preços manualmente, tal é moroso e difícil. Por isso, para conhecer as dinâmicas do mercado no que diz respeito aos preço praticados, poderá contratar serviços ou recorrer a aplicações próprias para o efeito.

Esta análise poderá ser útil para que saiba o posicionamento da sua loja e compreenda como pode fazer uma gestão mais eficaz e apelativa para atrair os clientes.

Mudar preços em função da concorrência

Uma análise dos preços praticados não significa que tenha de colocar preços iguais aos dos seus concorrentes. Existem várias estratégias que poderá aplicar para fazer com que, mesmo perante preços mais elevados – os clientes optem por comprar na sua loja online.

Embora estes métodos existam, no entanto, conhecer os preços dos concorrentes será sempre uma forma de garantir que está por dentro do que se faz no mercado digital e permitirá que não mantenha preços com uma disparidade demasiado elevada face aos demais vendedores do setor.

A disparidade no preço dos produtos é um fator que contribui para a redução da confiança do cliente na loja online e pode prejudicar grandemente o posicionamento do seu espaço de e-commerce.

Assim, ainda que não seja obrigatória a alteração dos preços, é realmente muito importante uma análise da concorrência e dos seus preços, para garantir melhores resultados para o seu negócio.