A B3 atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Foto: Divulgação.

A B3 acaba de lançar um serviço para automatizar a leitura e distribuição de eventos corporativos divulgados recorrentemente pelas companhias de capital aberto em atas de assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, comunicados ao mercado, avisos aos acionistas e outros documentos.

O sistema foi desenvolvido pela BDS DataSolution. Para o recurso de inteligência artificial, foi utilizado o framework de machine learning da Azure.

O serviço utiliza tecnologia de machine learning para ler, classificar e extrair dados relevantes dos documentos. O cliente consegue ainda ter acesso ao histórico das comunicações relacionadas a cada evento corporativo.

“Nosso objetivo com o produto é otimizar o trabalho de nossos clientes, principalmente custodiantes e aqueles que atuam no back-office, que precisam acompanhar esses documentos e atuar com celeridade para extrair deles todas as informações que precisam”, afirma Adolpho Bianchi, superintendente de produtos, serviços de tecnologia e market data da B3.

No primeiro momento, os robôs buscarão dados de cinco tipos de eventos corporativos: dividendos; dividendos para BDRs; juros sobre capital próprio; subscrição e bonificação.

A expectativa é que novos eventos sejam implementados ao longo dos próximos anos, a partir da validação do modelo.

O pacote “Eventos Corporativos” chega como uma funcionalidade do Up2data, o serviço da B3 que disponibiliza dados de cadastro de instrumentos, posições em aberto, informações de negócios, preço de ajuste e de referência, e indicadores econômicos dos mercados de commodities, juros, moedas, renda variável, entre outras informações.

A B3 atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento.