Redes sociais, uma parte importante da sua vida. Foto: Pixabay.

As redes sociais já fazem parte da nossa vida cotidiana. Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Snapchat já são mantras que fazem parte da realidade de praticamente qualquer pessoa conectada à internet. 

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que esse ambiente não é, nem de longe, livre de riscos. Confira algumas dicas abaixo para melhorar a segurança das suas informações em redes sociais – e, em consequência, a integridade das pessoas que usam sua rede e compartilham dispositivos com você.

Mantenha suas senhas pessoais em segurança

A primeira dica é manter suas senhas pessoais em segurança e não compartilhá-las com terceiros. Não memorize suas senhas no seu navegador da Web porque, caso o seu celular, smartphone, tablet ou laptop for roubado, as senhas salvas podem fornecer acesso direto às suas contas sociais, sites de compras e seu e-mail pessoal que, nas mãos erradas, causam um estrago terrível. 

Bloquear seu dispositivo pessoal com uma senha de acesso forte também é outro conselho valioso. Assim, só você terá acesso direto ao dispositivo e qualquer outra pessoa que queira utilizá-lo vai precisar da sua autorização.

Vale a pena mudar suas senhas pessoais com certa frequência. Você também pode usar programas para gerenciamento de senhas como o Dashlane (que criptografa e protege suas senhas), que é compatível com Mac OS, iOS, Android e Windows.

Ajuste suas configurações de privacidade

Verifique as configurações dos seus perfis nas redes sociais para garantir que seu número de telefone, endereço de e-mail e outras informações pessoais não estejam publicamente visíveis.

 Ajustar as configurações de privacidade do Facebook para tornar suas postagens visíveis apenas para amigos ou amigos de amigos, em vez de torná-las públicas e visíveis para todos os usuários é uma ótima recomendação.

Outras redes sociais como Instagram, Youtube e Twitter também possuem ferramentas que permitem ajustar cada conteúdo, definindo o que você quer exibir e para quem você quer exibir.

Use recursos de verificação para evitar acessos indevidos

Enquanto que seu número pessoal deve ficar oculto para o público geral, é muito importante vincular seu número do dispositivo móvel às suas contas em redes sociais.

Muitas dessas redes exigem verificação que pode incluir códigos enviados para o seu número, por meio de mensagens de texto SMS ou de ligações automáticas, exigindo esses códigos para verificar se é você que está tentando o acesso ou se é uma terceira parte não autorizada.

Assim, se alguém tenta acessar sua conta por meio de dispositivos não identificados, a menos que ela tenha acesso ao seu dispositivo móvel, ela não vai conseguir acessar seus perfis. Esse processo, conhecido como autenticação de dois fatores ou verificação de login, pode manter suas contas seguras, mesmo que seu nome de usuário e senha sejam roubados.

Não divulgue informações desnecessárias

Embora as redes sociais sejam plataformas incríveis para compartilhar suas experiências e manter contato com pessoas dos mais diferentes locais, você não precisa mostrar tudo o tempo todo e de todas as formas. Há coisas particulares que não precisam ser postadas nos seus perfis em redes sociais.

Postar informações detalhadas sobre sua rotina, por exemplo, facilita a vida de scammers, hackers e até mesmo pessoas que podem colocar sua segurança física em perigo (e a segurança das pessoas ao seu redor). 

Discrição, equilíbrio e critério são três ingredientes fundamentais na vida e, claro, também com o que você faz e posta nas redes sociais. E, se você tem filhos ou lida com crianças, esse conselho é ainda mais importante: evite a exposição desnecessária delas.

Evite adicionar perfis desconhecidos

Você abre as portas da sua casa para qualquer um entrar, inclusive pessoas que você não conhece? Na internet, você provavelmente já fez isso. Adicionar contatos desconhecidos e perfis estranhos, sem nenhuma informação real, pode ser a porta de entrada mais óbvia para hackers  que definitivamente vão colocar sua conta e a integridade das suas informações em perigo.

Prefira manter contato apenas com pessoas cuja identidade você conheça. Caso queira adicionar pessoas desconhecidas, de fora dos seus círculos sociais mais imediatos, tome certas precauções e jamais compartilhe informações e dados estritamente pessoais com quem você não conhece.

Use um provedor VPN

Outra dica que aumenta consideravelmente sua segurança virtual e a integridade das suas informações é usar um provedor VPN (Virtual Private Network – “Rede Virtual Privada”, em uma tradução simples e livre). Há vários provedores de VPN disponíveis para download

Esses provedores criam uma rede “acima” da rede fornecida pelo seu provedor de internet, criptografando seus dados e tornando sua conexão mais segura e, consequentemente, menos suscetível a ataques de hackers.

Além disso, os aplicativos VPN impedem a redução de velocidade da sua conexão, o que geralmente é feito pelos próprios provedores de internet. Essa é uma ótima proteção adicional à integridade das suas senhas e das suas atividades virtuais como um todo.