por Run2Biz
TRANSFORMAÇÃO

Fique por dentro do futuro do Service Desk

14/06/2021 10:55

O modelo atual não funciona mais e precisa ser rompido o quanto antes. 

Foto: divulgação.

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A transformação digital chegou e não vai mais embora. As mudanças estão cada vez mais velozes, aceleradas pelo uso das tecnologias, e atingem em cheio tanto a maneira com que se trabalha, se relaciona e, também, se consome. As máquinas ganharam espaço na hora de atender ao cliente, porém, é necessário o uso de uma linguagem humana para satisfazer às necessidades dos consumidores. 

Atualmente, uma grande parcela das empresas lida com o Service Desk como uma área de resolução de problemas, apagando incêndios a cada nova demanda. O que se encontra são times robustos de profissionais fazendo atividades simples, repetitivas e que não atendem ao propósito de eficiência esperado tanto pela empresa, quanto pelos clientes – internos ou externos. Definitivamente, esse modelo não funciona mais e precisa ser rompido o quanto antes. 

O Service Desk tem um papel fundamental para auxiliar na gestão de TI nas mais diversas áreas de um negócio, além disso está na linha de frente, lidando com os clientes e potenciais clientes. Afinal, a integração com as soluções tecnológicas é uma questão estratégica e determinante para a boa experiência do usuário, a produtividade das equipes e a redução de custos operacionais. Confira algumas tendências do presente e do futuro do Service Desk: 

Multicanais

Se o usuário está em todos os lugares, o Service Desk também precisa estar, e a qualquer tempo. Além do telefone, e-mail e área de contato no site, o suporte e atendimento ao cliente ganha muito estando nas redes sociais, por meio de chat e serviços de mensagens. A alta disponibilidade, praticidade e conveniência são premissas que não podem ser mais ignoradas.

Os diversos canais de atendimento não devem estar isolados. A divisão de vida on e offline sequer é percebida atualmente. As estratégias de atendimento virtuais e presenciais convergem com o Omnichannel em prol de satisfazer a demanda do usuário, da consulta por produtos e serviços, até a comparação de comentários e avaliações sobre o que é ofertado. 

Autosserviço

Informações e soluções para situações simples e respostas rápidas precisam estar facilmente disponível para o autosserviço, como nos Chatbots implementados tanto no site da empresa, quanto em seus canais em redes sociais.

O objetivo é automatizar a comunicação primária para liberar o time para atender ao que efetivamente precisa de intervenção humana. Os chatbots, com estruturas de Inteligência Artificial, reduzem o tempo necessário para resolução das demandas mais simples e a tendência é que, com avanço da transformação digital sob as diversas áreas da vida, mais usuários passem a estar aptos a lidar com a automação no atendimento. 

Machine Learning

Os chatbots não funcionam sozinhos. Eles precisam ser programados com criatividade e configurados para aprender a partir da interação com os usuários, com as soluções de Machine Learning. Assim, se tornam capazes de personalizar a experiência do usuário. Somado à essa nova ótica, está o vínculo com os softwares de Big Data, com construção do banco de conhecimento e mineração de dados, dando suporte para que os atendimentos sejam precisos e direcionados. 

AIOPS

A transformação digital é um caminho sem volta e, por isso, as soluções de Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOps) são a melhor alternativa para auxiliar a gestão de infraestrutura de TI, com monitoramento ativo de várias fontes de dados, verificação automática de topologia, detecção de anomalias e avaliação de eventos. Essa tecnologia identifica e reage à problemas na TI rapidamente, com análise preditiva e ações 100% automatizadas para a mitigação de riscos como queda de servidores e outros.

Agilidade e Inovação 

Soma-se a estas tendências, ainda, o protagonismo da inovação como um agente transformador e necessário para negócios que buscam o êxito. Por isso, aproveite a oportunidade de participar de uma live 100% gratuita e online: “Sua empresa perdeu com a pandemia?”. Nela, saberá como chegar nos melhores resultados de forma ágil e inovadora (especialmente) quando surgirem imprevistos. 

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