ABELHAS

Agrobee e CPQD criam solução para apicultura

14/06/2022 11:37

Com inteligência artificial e internet das coisas, aplicativo monitora a saúde das colmeias.

A plataforma da AgroBee faz o serviço chamado de polinização assistida inteligente. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Agrobee, agtech que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas, desenvolveu uma solução junto ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) para monitorar e diagnosticar a saúde de colmeias.

Com fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial/Sebrae, esse é o primeiro projeto do acordo de cooperação firmado no ano passado entre o CPQD e o AgroVen, associação de investidores com foco em inovação no campo.

A ferramenta conta com inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) voltada à automação do trabalho de auditoria, que hoje é realizado presencialmente por especialistas. 

Com a nova tecnologia, o próprio apicultor poderá registrar imagens da colmeia, com seu celular, e o app gerará a análise da qualidade dos quadros de cria de abelhas sem necessidade do time técnico ir a campo.

Isso, segundo a empresa, permitirá atender várias propriedades em pontos diferentes do país.

Para que essa captura de imagens seja qualificada, o aplicativo conta com visão computacional embarcada para que as colmeias sejam classificadas quanto à sua qualidade.

A solução utiliza a plataforma aberta Dojot, voltada à criação de aplicações IoT, para receber as imagens capturadas e o resultado da classificação, constituindo um sistema de armazenamento de dados. 

Fundada em 2018, a AgroBee tem sede em Ribeirão Preto, São Paulo. 

Sua plataforma faz o serviço chamado de polinização assistida inteligente, realizando todo o acompanhamento do processo desde a pré-polinização, preparo de plano para a propriedade, instalação das colmeias e mensuração de resultados.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior produtor de mel do Brasil é o Paraná, que produziu 7.844.255 quilos do produto em 2020.

Nos nove primeiros meses de 2021, de acordo com o boletim da AgroExport, o Brasil exportou um total de 40,6 mil toneladas do produto in natura.

Veja também

BRINQUEDOS
Ri Happy aposta em segurança com Fortinet

Projeto na rede varejista com 295 lojas foi implantado pela Secureway.

FIP
Headline capta R$ 915 milhões com XP

Novo fundo deve investir em startups early stage nos próximos 10 anos.

INOVAÇÃO
SLC Agrícola busca startups

Novo programa deve acelerar soluções do agronegócio em estágio inicial.

AGRO
Safras Armazéns Gerais adota S/4 Hana

Projeto na empresa de cereais e leguminosas é da AdopTI, de Ribeirão Preto.

STARTUPS
Cogna lança hub interno

O chamado Hubble Startup Studio já tem 19 teses ativas.

CONTRATAÇÃO
Ex-Xerox é novo diretor da Stoque

Marcio Mattos vai comandar a área de impressão de documentos e automação de processos.